Investigação

Vereador suspeito de mandar matar opositor na mira do MP

Dário Vinícius já teve as funções públicas suspensas

Investigadores do MP cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar
Investigadores do MP cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar |  Foto: Arquivo/Karina Cruz
 

O vereador Dário Vinícius Carvalho Braga (Progressistas), da cidade de Paracambi, na Região Metropolitana do Rio, é alvo de uma operação do Ministério Público nesta terça-feira (28). Investigadores do MP cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar.

De acordo com a denúncia, o vereador é apontado como mandante de uma tentativa de homicídio ocorrida por conta de uma disputa política relacionada à eleição municipal de 2020.

Ele teve as funções públicas suspensas, segundo o MP. Dário também não poderá manter contato, por qualquer meio, com qualquer uma das testemunhas do processo.

O crime ocorreu no dia 11 de novembro de 2020, por volta das 10h, em Paracambi, quando dois homens em uma moto atiraram contra a vítima, que estava em um carro.

Conforme o MP, a investigação apurou que os disparos contra a vítima foram feitos por Joaquim Eurico Cardoso, vulgo Quinzinho,  e Ruan Carlos da Rocha Leal, que estão presos. 

"A investigação demonstrou que o crime foi cometido a mando de Dário, e a motivação foi a disputa política entre ele e um outro concorrente ao cargo de vereador na cidade", diz a nota do Ministério Público.

Segundo a denúncia, a vítima já foi apoiadora do acusado, mas, após um desentendimento, passou a apoiar um opositor e concorrente direto de Dário no pleito.

"O Juízo da Vara Única de Paracambi recebeu a denúncia e expediu os mandados de busca e apreensão. O pedido de prisão do vereador feito pelo GAECO/RJ foi indeferido pela Justiça e o MP vai interpor um recurso", continua. 

Procurado pelo ENFOCO, o vereador Dário ainda não se posicionou sobre as acusações. Dário já foi presidente da Câmara Municipal de Paracambi no período de 2019-2020.

De acordo com registros do site da Casa Legislativa, ele está no seu segundo mandato de vereador e já ocupou os cargos mais importantes. Atualmente ele preside o diretório municipal do Partido Progressistas.

< Duas pessoas são baleadas em operação da PM na Maré 'Estava feliz', desabafa mãe de jovem executado no trem <