Operação
Vídeo: comunidades da Baixada são tomadas por policiais do Bope
Militares deixaram bases nas primeiras horas do dia
Na manhã desta quarta-feira (9), um grande efetivo de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi mobilizado para uma operação no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e na localidade do Dique, no bairro Jardim América, na Zona Norte do Rio. Até o momento, três criminosos foram presos. Um deles é um dos principais traficantes da Região Serrana do Rio e foi achado em um motel, na companhia da namorada.
De acordo com a Polícia Militar, a ação tem como objetivo prestar apoio a agentes do Ministério Público do Rio (MPRJ), que cumprem mandados judiciais nas comunidades do Corte 8, Sapo e Santuário, áreas conhecidas pela presença de grupos criminosos.
Os militares deixaram suas bases ainda nas primeiras horas do dia. Até o momento, não há registro de confrontos. A operação segue em andamento.
Segundo o MPRJ, são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho com atuação em Teresópolis, investigados pelos crimes de homicídio e associação para o tráfico.
Os mandados também estão sendo cumpridos em comunidades em Teresópolis, principalmente Quinta Lebrão, Fonte Santa e Paineiras.
A ação também conta com o apoio do Batalhão de Choque, do Batalhão de Ações com Cães e da Polícia Militar do Espírito Santo, e se concentra no Complexo da Mangueirinha, área sob domínio das facções investigadas.
As diligências são resultado de mais de um ano de monitoramento. Nesse período, as investigações permitiram a realização de prisões e apreensões que enfraqueceram significativamente a atuação do Comando Vermelho em Teresópolis. Foram apreendidos mais de 100 kg de cocaína, veículos e diversas armas — incluindo um fuzil AK-47 Kalashnikov — além de cerca de R$ 50 mil em espécie. Ao menos sete integrantes da facção foram presos ao longo das investigações.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!