Política

Alerj define membros da comissão de Turismo

Imagem ilustrativa da imagem Alerj define membros da comissão de Turismo
Setor representa mais de 5% do PIB do estado. Foto: Vítor Soares

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi instalada nesta segunda-feira (15), através de reunião virtual, para as atividades da atual legislatura. Por unanimidade, a deputada Alana Passos (PSL) foi eleita para presidir o colegiado, que terá a deputada Adriana Balthazar (Novo) como vice-presidente.

Ressaltando que o setor representa mais de 5% do PIB do estado, Alana Passos destacou a importância de trabalhar em conjunto com o Ministério do Turismo e com o governo estadual para reverter o impacto negativo provocado pela pandemia.

"As perdas superaram R$ 260 bilhões entre março e dezembro do ano passado, e cerca de 400 mil vagas formais de trabalho foram perdidas. Mas acredito que o pior momento já passou. Em janeiro, o índice de atividade turística do Rio teve alta de 4,5%. Com o apoio do ministro Gilson Machado, do nosso presidente, Jair Bolsonaro,  e do nosso secretário Gustavo Tutuca, faremos muito pelo Turismo do nosso estado", afirmou Alana.

Escolhida vice-presidente, Adriana Balthazar fez coro com a presidente e pontuou que, por envolver toda a indústria da economia criativa e da cultura, o setor será “chave” para a retomada do crescimento do Rio.

"O impacto econômico do turismo no estado é de R$ 27 bilhões, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Número sem grande empenho e projetos envolvendo toda sociedade. Imaginem se trabalharmos juntos para criarmos políticas públicas que realmente elevem o nosso estado ao patamar turístico que ele realmente merece? Podemos ter muito mais resultados", disse Adriana Balthazar.

As reuniões ordinárias da comissão serão às quartas-feiras, às 14h. Os membros efetivos da Comissão são os deputados: Célia Jordão (Patriota), Zeidan (PT), Noel de Carvalho (PSDB) e Martha Rocha (PDT). Como suplentes, os deputados: Sérgio Fernandes (PDT), Eurico Júnior (PV), Luiz Martins (PDT), Marcos Abrahão (Avante) e Pedro Ricardo (PSL).

< Niterói já vacinou mais de 40 mil pessoas contra Covid-19 Deputado visita institutos federais em São Gonçalo <