Política

Candidatos à Prefeitura do Rio votam pela manhã

Os quatro candidatos a prefeito do Rio de Janeiro mais bem colocados nas últimas pesquisas de intenção de votos votaram na manhã deste domingo (15). O prefeito carioca, Marcelo Crivella (Republicanos), foi o primeiro a votar, na escola municipal Sérgio Buarque de Holanda, na Barra da Tijuca, por volta de 8h50.

Quase ao mesmo tempo, votou a ex-governadora Benedita da Silva (PT), na escola municipal São Tomás de Aquino, no Leme, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) votou por volta de 10h30, no Gávea Golf Country Club, em São Conrado, também na Zona Sul.

A última dos quatro a votar foi Martha Rocha (PDT), que votou por volta das 10h50 na Escola Municipal General Euclydes de Figueiredo, na Tijuca, na Zona Norte da cidade.

Também disputam a eleição para prefeito do Rio de Janeiro: Luiz Lima (PSL), Renata Souza (PSOL), Paulo Messina (MDB), Bandeira de Mello (Rede), Fred Luz (Novo), Clarissa Garotinho (PROS), Glória Heloiza (PSC), Suêd Haidar (PMB), Cyro Garcia (PSTU) e Henrique Simonard (PCO).

Justiça barra imprensa na votação de Renata Souza (PSOL)

O Juiz Sérgio Roberto Emílio Louzada, titular da Zona Eleitoral 161, que fica no Ciep Elis Regina, na favela da Maré, não autorizou a entrada da imprensa para acompanhar o momento do voto da candidata Renata Souza (PSOL).

No despacho , o juiz alegou:

“ Nada a reconsiderar.

Como já afirmado, não entendo oportuno e tampouco conveniente o ingresso e permanência de quaisquer outras pessoas além de eleitores e representantes de partidos políticos nos locais de votação, notadamente equipes jornalísticas que sempre atraem a atenção dos transeuntes, fomentando aglomerações indesejáveis nos locais destinados ao livre trânsito dos cidadãos e agentes públicos à serviço da justiça eleitoral.
O relevante trabalho dos repórteres deverá ser realizado nos logradouros e vias públicas, com relação às seções eleitorais desta 161a. ZE-RJ.
Att.
Juiz Sérgio Roberto Emilio Louzada
Titular da 161a. ZE-RJ no biênio 2020/2021”

Juiz Sérgio Roberto Emílio Louzada

Renata Souza classifica a decisão do juiz como contraditória.

“ Liberar a filmagem em outras seções da cidade e barrar na favela é um entendimento antidemocrático “, avalia a candidata do PSOL.

Renata Souza (PSOL)

< TSE diz que instabilidade no e-Título é momentânea Candidato a vereador de São Gonçalo é detido por fiscais do TRE-RJ <