Brasil & Mundo

TSE diz que instabilidade no e-Título é momentânea

Eleitores relataram problemas para justificar voto. Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a instabilidade no aplicativo e-Título é momentânea e pediu para que quem for realizar o procedimento via celular que repita a operação em alguns minutos. A plataforma é usada para que eleitores possam justificar o voto. Segundo o Tribunal, mais de 400 mil eleitores já conseguiram fazer a justificativa eleitoral.

 O eleitor que deixar para justificar sua ausência somente após a votação precisa fazer um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) dentro do prazo de 60 dias. O procedimento pode ser feito também no aplicativo e-Título ou pela internet, no sistema Justifica. Ambas as ferramentas permitem anexar documentos que comprovem a justificativa, como atestado médico ou comprovante de viagem.

Em nota, a área técnica do TSE informou que pode haver instabilidade momentânea no uso do e-Título em razão da quantidade de eleitores ao mesmo tempo. Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos. Até as 8h30 deste domingo, cerca de 400 mil eleitores já justificaram ausência pelo aplicativo.

Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e o aplicativo faz a verificação por georreferenciamento. Além do aplicativo, a Justiça Eleitoral tem ainda o Tira-Dúvidas Eleitoral que permite consulta a local de votação e outros serviços: http://wa.me/556196371078.

< Candidatos votam em São Gonçalo Candidatos à Prefeitura do Rio votam pela manhã <