Eleições 2024
Capitão Nelson tem 86% das intenções de voto em São Gonçalo
Pesquisa foi divulgada pelo Instituto Ágora/ O Dia
Com folga de 86% das intenções de voto em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Ágora / O DIA, o atual prefeito Capitão Nelson (PL), candidato à reeleição, está no topo do ranking para a prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
Dimas Gadelha (PT) surge em segundo lugar com 8% e, em terceiro, Viviane Carvalho (PMN) com 3%. Professor Josemar (Psol) tem 2%, Jaqueline Pedroza (Novo) e Reginaldo Afonso (PSTU) têm 1%, respectivamente.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º RJ-02345/2024, a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de agosto de 2024. Foram ouvidos 830 eleitores. A margem estimada de erro é de aproximadamente 3,4 pontos percentuais para os resultados gerais, dentro do nível de confiança de 95%.
Votos válidos são de eleitores que de fato vão votar e escolher alguém em outubro, já desconsiderando os brancos e nulos. Para definir o eleito em 1º turno (50% dos votos válidos + 1) é considerado somente o número de eleitores que votaram em um dos candidatos.
Na pesquisa estimulada, Capitão Nelson também surge na frente (75%). Isso ocorre quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. O segundo colocado, Dimas Gadelha, com 7%. Na sequência, Viviane Carvalho (3%). Já na espontânea, quando nenhum nome é apresentado, Capitão Nelson aparece com 58%, Dimas com 3% e Viviane com 1%.
Em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, ou seja, o índice de rejeição, Dimas Gadelha lidera com 28%, seguido de Professor Josemar, com 6% e do Capitão Nelson, com 5%.
De acordo com a metodologia, a amostra foi selecionada em duas etapas: sendo na primeira realizado um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas, considerando a população com 16 anos ou mais. Na segunda etapa, houve utilização de quotas amostrais proporcionais, baseadas em gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal.
A atual gestão do Capitão Nelson foi avaliada com 40% de bom e 39% de ótimo, revelou a pesquisa. Regular soma 11%, ruim aparece com 2% e péssimo com 3%. Quando perguntado se o eleitor aprova ou desaprova o trabalho do atual prefeito, 88% aprovam a atual administração.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!