Logo Enfoco


    Política

    Deputada Carla Zambelli participa de campanha eleitoral em Niterói

    Publicado 06/11/2020 às 20:26 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A maioria dos apoiadores de Allan Lyra (PTC) não fez uso de máscara contra a Covid-19. Foto: Divulgação

    Os candidatos a prefeito em Niterói seguiram mais um dia de campanha eleitoral nesta sexta-feira (6), a nove dias do primeiro turno das eleições municipais.

    Allan Lyra (PTC) passou a manhã panfletando e conversando com os moradores de Itaipú na companhia de uma candidata a vereadora. Na parte da tarde, recebeu visita da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Eles fizeram, junto ao deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) e o candidato a vice prefeito Subtenente Celio Soares, uma caminhada pelas ruas de Icaraí. A maioria dos apoiadores não fez uso de máscara contra a Covid-19.

    "A Zambelli ficou admirada com o apoio espontâneo durante a caminhada. A rua Moreira César nunca viu um político levar tanta gente às ruas, a não ser o presidente Bolsonaro, é claro. Estamos fazendo história em Niterói e está cada vez mais claro para o eleitor que poderemos colocar a cidade num patamar de destaque nacional graças a boa relação que tenho com o governo federal e a bancada bolsonarista. Vamos para o segundo turno, contra tudo e contra todos", exclamou o candidato.

    Após a caminhada, o candidato foi ao seu comitê junto com os deputados e os candidatos a vereadores da coligação Aliança por Niterói, onde gravaram vídeos. Encerrou o dia com uma live junto aos mesmos deputados, de forma que puderam discutir a reta final da eleição municipal.

    Juliana Benício (NOVO) percorreu o Barreto pela segunda vez na campanha. Ela disse que a caminhada desta sexta (6) demorou mais porque muitos moradores conversaram, ouviram detalhes do programa de governo e que muitos já a conheciam.

    "Senti o crescimento da campanha no bairro, recebi orações e muita energia positiva dos moradores. Os feirantes me reconheceram e pediram material para divulgar com amigos e parentes. Eles me veem nos jornais, nos sites de notícias e estão gostando das propostas. O Barreto me fez ficar mais confiante", disse.

    Juliana disse que pretende levantar todas as informações e reerguer a história do Barreto, segundo ela "um patrimônio cultural de Niterói não reconhecido".

    "É uma história de coragem. O nome é uma referência ao frei José Barreto Coutinho de Azevedo Rangel e em meados do século XIX muitas indústrias começaram a se instalar, daí a quantidade de prédios de bela arquitetura, verdadeiros “arquivos” que guardam a história preciosa do bairro e da nossa Niterói. É preciso levantar essa história, revitalizar esses prédios tão importantes para a memória e cultura da cidade", disse a candidata.

    Juliana Benício explicou que a partir dos anos 1960 o Barreto começou a sofrer um crescimento populacional e que a infraestrutura não acompanhou. 

    "É um bairro cheio de desafios como segurança, saúde. Apesar da sua importância o Barreto parece esquecido pela prefeitura como, aliás, boa parte da cidade. Vamos trabalhar pesado para resolver questões fundamentais como a falta de zeladoria, a falha na segurança pública", continuou.

    O candidato do Partido Social Liberal (PSL) Deuler da Rocha, gravou programas eleitorais na manhã e tarde desta sexta-feira. À noite, concedeu entrevista para o Scuola di Cultura, em São Francisco. Em pauta, propostas para o movimento cultural da cidade.

    "Iremos desenvolver ações, diretrizes e limites claros para a utilização dos recursos destinados à cultura. A prioridade será para projetos com maior capacidade de produção de externalidades positivas ao município (turismo, divulgação da imagem da cidade, contrapartidas sociais etc)", disse.

    O candidato disse que também vai implantar os Programas “Jovem Aprendiz Criativo” e “Jovem Aprendiz do Turismo”. 

    "Trata-se do direcionamento do programa “Jovem Aprendiz” do Governo Federal para esses setores, com orientação e contrapartida do município, no sentido de encaminhar jovens para esses setores, oferecendo cursos de inglês e espanhol, assistência social, supervisão do rendimento escolar e encaminhamento ao mundo do trabalho", finalizou.

    O candidato Sérgio Perdigão (PSTU) participou de reunião da coordenação geral de campanha durante a tarde. Ele não divulgou detalhes da conversa.

    Enquanto Axel Grael (PDT) aproveitou a sexta para reafirmar que, se eleito, vai estender o Programa Renda Básica até a chegada de uma vacina contra o novo coronavírus. Ele diz que a medida visa mitigar os impactos sociais da pandemia e contribuir com o sustento de milhares de famílias niteroienses durante esse período de crise sanitária, econômica e social.

    "Tenho andado pela cidade e ouvido de muitas pessoas como o Renda Básica tem sido importante para que as pessoas tenham a possibilidade de manter o isolamento com segurança e, ao mesmo tempo, garantir o direito de comprar alimentos e medicamentos nesse momento desafiador. O prefeito Rodrigo Neves já havia prorrogado o pagamento até dezembro deste ano, e é meu compromisso estender esse benefício até a chegada de uma vacina. Não deixaremos ninguém para trás. Quero ser prefeito para fazer Niterói seguir avançando", prometeu Grael.

    Grael já anunciou também que o programa de apoio às empresas, que vem garantindo empregos na cidade, será mantido enquanto for necessário. Nos últimos meses, o Empresa Cidadã permitiu que mais de 11 mil postos de trabalho fossem mantidos em Niterói.

    “As ações implantadas pela Prefeitura de Niterói durante a pandemia garantiram condições de retomada. Fizemos o dever de casa, indo na contramão de muitas outras cidades que estão enfrentando essa crise. Graças à essas ações, Niterói está forte e unida para continuar seguindo em frente”, salientou.

    A agenda desta sexta do candidato Felipe Peixoto (PSD), começou cedo, às 8h, com panfletagem na Praça Araribóia, em frente à estação das barcas. Em seguida o prefeitável caminhou por três horas pelas ruas do Centro, falando para comerciantes e moradores de suas principais propostas para a assistência social.

    Entre elas estão a ampliação do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro-POP) e a construção de novos albergues e unidades de convivência. No percurso, Felipe contou que viu muitos moradores em situação de rua e reafirmou o seu compromisso de promover atendimento e desenvolver atividades que impactem diretamente em dignidade para essas pessoas.

    "Como tenho dito, a assistência social será importantíssima no nosso governo. Vamos manter todas as políticas sociais da atual gestão e fazer novas. Niterói é uma cidade muito rica e usaremos esta riqueza em serviços para a população. Adotaremos uma estratégia que nos permita tratar a área com extrema dedicação, com ações de mapeamento, diagnóstico e cadastramento para implementarmos centros de convivência, abrigos e pontos de acolhimento que auxiliem na reinserção social com foco na empregabilidade. Vamos também ampliar o Centro POP e fazer novos albergues. O governo que olha para os que mais precisam é um governo que se preocupa com o povo, e esse é o nosso compromisso", destacou Felipe.

    Felipe ressaltou a necessidade de um choque de gestão na região do Centro, "que sofre há anos com o descaso do poder público", disse.

    "O Centro tem uma grande importância para a economia. Mas mesmo assim a área foi abandonada pela atual gestão e precisa de revitalização urgente. Em nosso Plano de Governo temos um amplo projeto de recuperação para a região, começando com a intensificação da zeladoria urbana e a ampliação da limpeza para acabar com a sujeira e incentivar o comércio e a moradia. Isso tudo faz parte de um projeto nosso para transformar a região em um polo cultural, a partir da criação de um moderno centro de convenções com toda a infraestrutura no entorno", lembrou Felipe, que seguiu com a agenda repleta de compromissos, incluindo reuniões no Cubango e com eleitores nos bares de Icaraí.

    Flavio Serafini (PSOL) e a candidata a vice Josiane Peçanha separaram a sexta para conversar com moradores da cidade sobre o tema Cultura, além de conhecer o que pensam a respeito e as demandas para o setor. Eles estiveram em diferentes locais de Niterói, entre eles as imediações do Teatro Municipal para panfletar.

    Nas conversas com a população, ouviram "que Niterói desvaloriza a cultura produzida nas periferias, que faltam editais de incentivo de forma geral e, especialmente, para pequenos coletivos".

    Também disseram ter escutado que seria preciso mais cinemas, teatros e casas de shows fora do eixo Centro-Icaraí. "Bibliotecas públicas são raras, segundo moradores ouvidos. O mesmo disseram sobre as feiras literárias e livrarias. Regiões tradicionais de atividades culturais, como a Cantareira, entre outras, também merecem mais atenção do poder público", afirmaram.

    "Em nosso governo a cultura produzida nas periferias será valorizada. Niterói é uma efervescência de talentos e artistas e precisamos dar vazão a isso. A começar por estabelecer políticas públicas de incentivo baseada em Editais Públicos transparentes que rompam com a lógica do favorecimento aos amigos políticos e sim na democratização do acesso aos recursos públicos. Vamos apostar nesses editais. Também vamos fortalecer o Conselho de Cultura e ampliar o investimento na área para 3% do orçamento. É necessário fomentar a produção cultural e artística com a democratização do acesso aos equipamentos culturais para fazê-la chegar, em especial, aos bairros onde ainda não existe a oferta", disse Serafini.

    No plano de governo, Serafini e Josiane defendem que a Cultura, Comunicação e Arte precisam ser tratadas como áreas estratégicas e partes constituintes das políticas públicas de educação, saúde, geração de emprego, inclusão e desenvolvimento social.

    Entre as propostas estão o aumento dos atuais 1,5% de investimento para 3% do orçamento; redefinir a função da Fundação e Artes de Niterói (FAN), priorizando-a como fonte arrecadadora para construir uma nova política de financiamento. Também está previsto a aposta nas escolas como equipamentos difusores da cultura, por meio do projeto Escola de Todas as Vozes e Artes, e a implantação do projeto Germinando Cultura, para mapear e construir linhas de apoio para projetos e ações culturais.

    Os candidatos Renata Esteves (PMB), Sérgio Perdigão (PSTU) e Tuninho Fares (DC) não divulgaram material de campanha até a publicação da matéria.

    Publicada às 20h26

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Felipe Neto é indiciado pela polícia

    Próximo artigo
    >

    Reforço de campanha nas ruas em São Gonçalo

    Relacionados em Política