Política

Dimas e Capitão Nelson disputam o 2º turno em São Gonçalo

Candidatos garantiram as primeiras colocações no 1º turno. Fotos: Arquivo/Pedro Conforte

Seguindo a premissa de não reeleger candidato a prefeito no primeiro turno — sendo a última Aparecida Panisset, em 2008 — a população de São Gonçalo decidiu que vai ter segundo turno na cidade e será entre Dimas Gadelha (PT) e Capitão Nelson (Avante). Do total de 374.213 votos válidos, os dois se enfrentam, novamente, no próximo dia 29.

A divulgação da apuração dos votos em São Gonçalo sofreu com a instabilidade no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e só teve início cerca de duas horas e meia após o fechamento das urnas, feito às 17h. O atraso acabou gerando memes na internet e viralizou nas redes sociais, com comparação inclusive às eleições dos Estados Unidos.

Desde os primeiros dados divulgados, o candidato petista manteve a liderança dos votos e terminou a votação com 31,36% dos votos válidos. A segunda posição e última vaga para o segundo turno ficou indefinida até os momentos finais da apuração, mas o policial militar reformado e vereador licenciado garantiu a melhor, com 22,82% dos votos, sobre Dejorge Patrício (Republicanos).

O republicano ficou na terceira posição, com 22,62%. Em quarto lugar ficou o vice-prefeito Ricardo Pericar (PSL), com 9,23%, que tentou a cadeira mais alta do Executivo após declarar um racha com o ex-colega de chapa das últimas eleições. Os dois acabaram ficando próximos no resultado final, com o bolsonarista na frente de José Luiz Nanci (Cidadania), que terminou com apenas 7,24%.

Os demais candidatos ficaram com a seguinte colocação: Roberto Sales (PSD), com 2,5%; Isaac Ricalde (PCdoB), com 2,34%; Rodrigo Piraciaba (PSB), com 1,04%; e Dayse Oliveira (PSTU), com 0,84%.

Dimas

O candidato é formado em Medicina, com especializações em Saúde Pública. Foto: Pedro Conforte

Trazendo a bandeira de conectar São Gonçalo às cidades de Niterói e Maricá, o médico sanitarista Dimas Gadelha (PT) conquistou a maioria dos votos válidos neste domingo (15). O candidato já foi secretário de Saúde (2015-2018) do atual prefeito José Luiz Nanci (Cidadania). Em 2018, tentou se eleger como deputado federal pelo Democratas (DEM), partido de centro-direita, e teve pouco mais de 16 mil votos.

Com 45 anos, é casado e pai de dois filhos. Natural da Paraíba, chegou com 13 anos ao bairro Trindade, em São Gonçalo, para morar com a avó. O candidato é formado em Medicina, com especializações em Saúde Pública pela Fiocruz e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

"Em São Gonçalo, o Dimas só conseguiu o resultado no primeiro turno porque é apoiado por gigantes. E o povo de São Gonçalo olha para Maricá com carinho, com desejo de viver tudo aquilo que é vivido em Maricá. Tenho certeza que vamos conseguir levar as transformações de Maricá. São Gonçalo vai ter sim Dimas campeão, doa a quem doar. São Gonçalo vai ter sim esperança", disse Dimas, no palanque de comemoração da vitória do prefeito reeleito em Maricá, Fabiano Horta (PT).

Nelson

Morador do Pacheco, o Capitão Nelson tem 62 anos, é casado e pai de dois filhos. Foto: Pedro Conforte

Morador do Pacheco, o Capitão Nelson tem 62 anos, é casado e pai de dois filhos. Já atuou por mais de 10 anos em diferentes mandatos como vereador de São Gonçalo. Há pouco tempo ocupou, temporariamente, cadeira na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) como deputado, já que era suplente de Marcos Abrahão — parlamentar preso por corrupção na operação Furna da Onça.

Com o retorno de Abrahão, por decisão da Justiça, Capitão Nelson voltou ao cargo de vereador na cidade. Velho conhecido entre policiais de São Gonçalo, o candidato acumulou 23 anos de atuação no 7º Batalhão, onde se tornou capitão, patente incorporada a sua marca política na primeira campanha, em 2004.

“Isso é fruto do trabalho de nossa equipe e das nossas ideias. Todos empenhados, todos se dedicando em cada uma das suas funções. Ainda não tem vitória nenhuma. Demos um importante passo, que eu agradeço e divido com todos. Todos seguraram a mesma bandeira, que é a de mudar São Gonçalo. Estamos trabalhando por isso e vamos continuar a trabalhar”, afirmou Capitão.

< Paes e Crivella se enfrentam pelo 2º turno no Rio Delaroli é eleito prefeito de Itaboraí <