Política

Paes e Crivella se enfrentam pelo 2º turno no Rio

Eduardo Paes e Marcello Crivella disputam a preferência do eleitor. Fotos: Divulgação

O eleitor carioca decidiu que vai ter segundo turno na cidade do Rio e será entre os candidatos Eduardo Paes (DEM) que obteve 37% dos votos válidos e Marcelo Crivella (Republicanos) com 21,86%. O candidato democrata liderou desde o início as intenções de voto da população carioca e enfrenta, no dia 29, o atual prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos). Com mais de quatro horas de atraso na divulgação por parte do TSE, os dados foram divulgados por volta das 23h.

Em terceiro lugar ficou a candidata Martha Rocha (PDT) com 11,32%, seguida pela petista Benedita da Silva, com 11,30%. O candidato pelo PSL, Luiz Lima, obteve 6,85% dos votos, seguido de Renata Souza (Psol), com 3,23%, Paulo Messina (MDB) com 2,92%, Eduardo Bandeira de Mello (Rede) 2,48%, Fred Luz 1,76%; Gloria Heloiza 0,52%; Clarissa Garotinho 0,46%; Suêd Haidar 0,15%; Cyro Garcia 0,11% e Henrique Simonard 0,02%.

Eduardo Paes

Liderando em todas as pesquisas, o candidato pelo Democratas (DEM), Eduardo Paes, tenta, de novo, ser o mandatário do executivo municipal pela terceira vez. O democrata exerceu a função por dois mandatos seguidos, entre os anos de 2009 a 2017, dando lugar ao atual prefeito, Marcelo Crivella. Aos 50 anos, Paes também disputou o cargo de governador nas últimas eleições em 2018, perdendo no segundo turno para o então governador eleito e afastado Wilson Witzel (PSC).

Marcelo Crivella

Atual prefeito da cidade, Marcelo Crivella tem a máquina púbica nas mãos para tentar se manter no cargo. O Bispo é nascido no Rio de Janeiro e formado em Engenharia Civil pela universidade Santa Úrsula. Foi eleito senador pela cidade, exercendo o mandato de 2003 a 2017 e secretário de pesca e agricultura em 2012, no governo Dilma Roussef.

< Axel Grael é eleito prefeito de Niterói Dimas e Capitão Nelson disputam o 2º turno em São Gonçalo <