Política

Ex-ministro assume presidência de autarquia em Maricá

Posse aconteceu no gabinete do prefeito Fabiano Horta. Foto: Marcelo Tavares

O ex-deputado federal e ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, agora estará a frente uma autarquia em Maricá. O ex-parlamentar tomou posse, na manhã desta terça-feira (7), da presidência do Instituto de Ciência Tecnologia e Inovação (ICTIM), em cerimônia no gabinete do prefeito da cidade, Fabiano Horta.

A nova autarquia terá um custo anual de R$ 2,1 milhão. A principal área de atuação será na estratégia de mudança da base econômica da cidade, a fim de preparar o município em caso de um futuro sem royalties do petróleo.

Celso Pansera atuou como ministro no governo Dilma Rousseff, em 2015, e reassumiu a cadeira como deputado federal para encerrar o mandato em 2018. De acordo com o novo presidente, será implantada até março uma estratégia para ordenar o trabalho em Maricá visando curto, médio e longo prazo.

"Sabemos que existem diversas iniciativas nas secretarias da cidade. Nosso papel será buscá-las e ajudar a coordenar a implantação delas, dando objetivo estratégico. Não podemos ter sobreposição de gastos e tarefa em projetos parecidos", declarou.

Pansera ainda ressaltou que já tem planos de implementação de projetos e que pretende dar andamento nessas pautas para março.

"Iremos preparar Maricá para o fim do pré-sal, fazendo com que a cidade se desenvolva, melhore a sua infraestrutura e gere empregos. Quando esse incentivo acabar, a cidade precisa continuar funcionando normalmente. Vale ressaltar que não existe desenvolvimento econômico no país sem o poder público. Até junho acreditamos que a população sinta os impactos dos projetos", contou.

O prefeito Fabiano Horta acredita que a autarquia é um passo fundamental para o município.

"A criação do instituto é um ponto importante não só para cidade como para o estado e o país. É algo desafiador, pois pensamos no ciclo de Maricá pós-petróleo. Conversamos e destacamos o turismo como alternativa objetiva, mas queremos também apontar para tecnologia, setor que mais se expande no mundo. A autarquia vai produzir saber, inventividade, interação que irão além de Maricá. O município estará no protagonismo do futuro", disse.

O ICTIM é vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e foi criado para desenvolver projetos inovadores junto às demais pastas do governo.

< Felício Laterça surge como opção conservadora em Niterói Mudança no horário das barcas adiada mais uma vez <