Festival Vermelho

Ex-presidente Lula é recebido com festa por multidão em Niterói

Ato comemorou aniversário do PCdoB na cidade

Ato comemorou aniversário do PCdoB na cidade.
Ato comemorou aniversário do PCdoB na cidade. |  Foto: Marcelo Eugênio
 

Sob forte calor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido com festa pela multidão que o aguardava no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, na tarde deste sábado (26). Representantes da esquerda se reuniram para celebrar os 100 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no a ato político "Frente Ampla para Florescer a Esperança". 

Durante o evento, lideranças levantaram temas voltados à atual conjuntura nacional, ao combate a fome, a luta contra a direita, o racismo e o direito dos trabalhadores. 

Milhares de apoiadores do pré-candidato lotaram o espaço e ao redor do Palco Praça do Povo. Os presentes levaram máscaras representando o rosto de Lula, cartazes e gritos de "Fora Bolsonaro", bandeiras do PT e do PCdoB e encheram o calçadão do Caminho Niemeyer.

Multidão ficou sob forte calor.
Multidão ficou sob forte calor. |  Foto: Marcelo Eugênio
   

Durante a fala de Lula, os presentes gritaram seu nome e acenderam as luzes de seus celulares, agitaram bandeiras e sinalizadores na cor vermelha, simbolizando o PT e o PCdoB. O político aproveitou o ato para contestar o atual governo e a sua própria prisão.

"O nosso país é um país de uma elite escravista. Ele ainda está contido na célula de cada representante da grande elite brasileira. Mesmo depois da escravidão, ainda temos um preconceito racial onde nenhum país tem. Vocês sabem que esse fascista que governa esse país destruiu as instituições que nos criamos. Eu não precisaria voltar. Se eu voltar, eu vou ter que fazer mais e melhor do que fiz pela primeira vez. Vamos ter que reconstruir a soberania nacional. Significa que precisamos da democracia", discursou. 

O candidato à Presidência ainda ressaltou o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e afirmou que irá valorizar os estudantes, auxiliar os mais pobres contrariar a elite rica brasileira.

A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, declarou abertamente o apoio à Lula em busca da presidência da República. Durante o ato, a também vice-governadora de Pernambuco, entregou presentes ao político em busca de simbolizar a aliança. Um dos presentes foi um traje típico do Maracatu, uma manifestação do folclore brasileiro.

"Nós decidimos apoiar o apoio a sua candidatura exatamente nessa data porque ela é simbólica. Há 100 anos atrás foi fundado o glorioso Partido Comunista do Brasil. Quero dizer que somos àqueles que temos convicção que esse país tem jeito. Você é o homem certo para a hora certa. Eu quero dizer que nós temos a convicção de derrotar o retrocesso, o neo-fascismo no Brasil. Isso será possível exatamente porque estamos construindo essa unidade popular."

Milhares de apoiadores do pré-candidato lotaram o espaço
  

O ato contou com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), a ex-deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB), do pré-candidato ao Governo do Rio, Rodrigo Neves (PDT) - que representou o prefeito de Niterói, Axel Grael(PDT) - e de outros líderes de esquerda.

A ação fez parte do Festival Vermelho, um evento de comemoração dos 100 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A Guarda Municipal e a Polícia Militar realizam a segurança do evento.

O evento

O "Festival Vermelho - Floresce a Esperança" foi realizado entre esta sexta-feira (25) e este sábado (26) no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. 

A entrada para as atrações do local foi totalmente gratuita e reuniu uma maratona de atividades culturais, formativas e políticas como shows, debates, seminário, lançamento de livros, exposição, feira, gastronomia, mostra de cinema, convidados e participantes de todo o país, além de representações internacionais.

Na noite de sexta-feira (25), artistas como Zélia Duncan, Mart'nália e Bnegão agitaram os presentes. Já neste sábado, a animação ficou por conta da cantora Leci Brandão, de Moacyr Luz e de outros estilos musicais.

Para a realização do evento, o PCdoB, em parceria com a Fundação Maurício Grabois (FMG), se inspirou em grandes festas internacionais da esquerda como a Festa Avante, de Portugal, a Fête de L’Humanité, na França, a Fiesta de Los Abrazos, no Chile, e a Manifiesta, da Bélgica.

O principal objetivo do Festival foi comemorar os 100 anos do partido, que nasceu exatamente no dia 25 de março de 1922, em uma casa na rua Visconde do Rio Branco, no Centro de Niterói.

Um pequeno grupo de trabalhadores, entre barbeiros, eletricistas, sapateiros, alfaiates, e que contava também com o jornalista e intelectual Astrojildo Pereira, se reuniu, de forma clandestina, para formar a Seção Brasileira da Internacional Comunista, o Partido Comunista do Brasil, que logo se espalharia por todo o território brasileiro em um movimento de massas que perdura até os dias atuais.

Manifestação Pró-Bolsonaro

Do lado de fora do Caminho Niemeyer, manifestantes pró-Bolsonaro, liderado pelo vereador de Niterói, Douglas Gomes (PTC), também estiveram presentes. 

Durante a manifestação, os presentes acusaram o ex-vereador Leonel Brizola Neto (PT) de avançar, enquanto dirigia, sobre os presentes no ato. Na ocasião, uma mulher indicou que teria ficado ferida. Ele foi parado por policiais militares do Batalhão de Niterói (12º BPM) e encaminhado, junto com manifestantes para a Delegacia do Centro de Niterói (76ª DP).

A equipe do ENFOCO esteve na delegacia e os policiais civis informaram que os envolvidos prestaram depoimentos e foram liberados. Procurado, Brizola Neto ainda não respondeu até o fechamento desta reportagem.

< Idoso condenado a mais de cinquenta anos de prisão é capturado no Rio Ginasta de 11 anos da Ucrânia morre após ter casa atingida por míssil <