'Desenrola'

Governo lançará programa para pessoas quitarem dívidas

Foco são endividados que ganham até dois salários mínimos

Programa Desenrola está sendo discutido entre o Ministério da Fazenda e as instituições financeiras
Programa Desenrola está sendo discutido entre o Ministério da Fazenda e as instituições financeiras |  Foto: Divulgação
 

Em fevereiro, o governo federal deve lançar o programa Desenrola de renegociação de dívidas, com foco nas pessoas endividadas que ganham até dois salários mínimos. De acordo com o que foi divulgado nesta sexta-feira (20) pela GloboNews, os recursos de um fundo da União serão utilizados para honrar as dívidas em caso de inadimplência. Isto seria uma forma de garantia para as instituições financeiras que vão oferecer os créditos aos endividados. 

O programa, que está sendo discutido entre o Ministério da Fazenda, bancos e outras instituições financeiras, é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), há de 35 milhões a 40 milhões de pessoas no foco do programa, que deve ter uma segunda faixa de contemplados, os que ganham mais de três salários mínimos. Nesse segmento, os bancos assumiriam o risco sozinhos, sem a garantia do Tesouro.

Na faixa de três salários mínimos, o governo deve exigir que os bancos ofereçam um pouco de crédito para terem direito a participar da faixa de dois salários mínimos, que será praticamente de risco zero.

< Cometa verde volta à Terra após 50 mil anos Suspeita de 'cadáver' em apartamento em MG era comida estragada <