Política
Lindbergh recorre ao TSE para manter candidatura no Rio
O ex-senador Lindbergh Farias (PT) recorre ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter a candidatura como vereador da cidade do Rio de Janeiro. O político obteve uma derrota no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e teve o registro indeferido por ser enquadrado na Lei de Ficha limpa (LC 64/90). O petista classificou a decisão como 'absurda e inaceitável'.
A Justiça Eleitoral baseou o indeferimento em uma impugnação feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), quando o ex-senador ainda atuava como prefeito na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Lindbergh foi condenado por improbidade por ter associado uma marca pessoal a um produto distribuído pela Prefeitura.
"O que se debate é uma suposta promoção pessoal pelo uso de uma marca - um sol - em minha gestão como Prefeito de Nova Iguaçu, o que não caracteriza inelegibilidade. Ainda assim, por mais uma decisão política que se soma à perseguição que a esquerda vem sofrendo no Brasil, o TRE quer impedir minha candidatura", diz o candidato, em nota.
No site do TSE, a candidatura do político consta como 'indeferida com recurso'. A situação de Lindbergh, desta forma, já foi avaliada com derrota nas duas primeiras instâncias da Justiça. O petista acredita na vitória do último recurso, alegando que não houve enriquecimento ilícito.
"Sou candidato a vereador do Rio e neste domingo meu nome estará na urna eletrônica (...) A luta faz parte da nossa história e todas as nossas vitórias foram feitas ultrapassando as adversidades. Não será diferente nesta eleição", encerra o político.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!