Mudanças

Moro se filia ao União Brasil e abre mão da presidência da República

Juiz deve vir como deputado federal nas eleições deste ano

Moro deve vir como candidato à Câmara dos Deputados.
Moro deve vir como candidato à Câmara dos Deputados. |  Foto: Reprodução Instagram
 

O juiz Sérgio Moro deixou o Podemos, por onde era pré-candidato à Presidência da República, e irá se filiar nesta quinta-feira (31) ao União Brasil, partido fundado após a junção do Democratas e do Partido Social Liberal (PSL). Com a decisão, ele abre mão da pré-candidatura à Presidência da República.

A ideia do novo partido é eleger Moro como deputado federal pelo estado de São Paulo nestas eleições. De acordo com o juiz, ele continuará em na luta contra extremidade, instabilidade e radicalização do Brasil.

"O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única. A troca de legenda foi comunicada à direção do Podemos, a quem agradeço todo o apoio. Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor.", contou.

Moro já vinha sendo pressionado por dirigentes do Podemos para desistir de sua candidatura ao Palácio do Planalto e não contaria com o apoio financeiro do partido para isso. Incomodado com essas afirmações, o juiz anunciou o término da filiação. 

Já no União Brasil, o político tende a realmente desistir de concorrer à presidência e está apto para concorrer uma vaga na Câmara dos Deputados. O novo partido detém mais tempo eleitoral na televisão e possui um fundo eleitoral já formado.

A movimentação na política surge após a decisão de João Dória desta quinta-feira (31) de também desistir da Presidência da República.. No entato, o candidato já voltou atrás e confirmou a candidatura.

Ambos os fatos abrem um novo caminho para candidatos como Eduardo Leite (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) na chamada "terceira via". No entanto, a polarização partidária continua com os pré-candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

< Niterói sedia Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana neste fim de semana Prefeitura vai recorrer sobre cobrança de sacolas em SG <