Política

Morre ex-deputado Simão Sessim por complicações da Covid-19

Imagem ilustrativa da imagem Morre ex-deputado Simão Sessim por complicações da Covid-19
|  Foto: Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Sessim foi deputado federal por 10 mandatos. Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O ex-deputado Simão Sessim morreu nesta segunda-feira (16), aos 85 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava debilitado por causa do tratamento contra um câncer no sistema linfático e contraiu Covid-19, as informações foram confirmadas pela Câmara dos Deputados.

Sessim foi deputado federal por 10 mandatos (de 1979 a 2019). Ele tomou posse em 1979 pela Arena, e depois passou pelas seguintes legendas: PDS, PFL, PPR, PPB e PP.

Sessim participou da Assembleia Nacional Constituinte em 1987, e foi autor do projeto que deu origem à Lei 13.466/17, que concede prioridade especial, entre os idosos, às pessoas com mais de 80 anos; e do projeto que originou a Lei 13.127/15 , que regulamenta as entidades de autogestão de saúde, permitindo a continuidade de seu funcionamento sem a necessidade de constituir nova empresa.

Também participou de várias comissões especiais entre elas a da reforma política, em 2011, e a que discutiu distribuição dos royalties de petróleo. Integrou a comissão externa que acompanhou os desastres na região Serrana do Rio de Janeiro em 2013, e a que analisou a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, em 2018.

Agência Câmara de Notícias

< Aulas presenciais autorizadas a retomar na rede estadual do Rio CEO do Atlético Carioca desabafa, justifica WO e anuncia fim do clube <