Corrida à Presidência

Saiba quem é André Janones, o homem que pode agitar as eleições

Político terá reunião com o ex-presidente Lula nesta quinta

Político André Janones na Câmara dos Deputados
Político André Janones na Câmara dos Deputados |  Foto: Câmara dos Deputados
 

O deputado federal André Janones (Avante-MG) é, até o momento, um dos candidatos à Presidência da República. Ele, no entanto, pode desistir da disputa e movimentar as eleições no país. 

Isso porque Janones tem uma reunião marcada com o ex-presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (4). O mineiro já afirmou que se o petista aceitar suas principais propostas, irá retirar sua candidatura e declarar apoio ao candidato do Partido dos Trabalhadores.  Isso pode ser fundamental para os planos do PT, que vislumbra vencer as eleições ainda no 1º turno.

Mas como esse apoio pode interferir no resultado das eleições que acontecerão no dia 2 de outubro?
 

De acordo com o Instituto Datafolha, Lula é o candidato com mais intenções de voto no 1º turno, com 47%. Considerando apenas os votos válidos (excluindo votos brancos, nulos e o percentual de indecisos), o petista tem 52%. 

André Janones, por outro lado, é o quinto na preferência popular e possui 1% das intenções. O político, no entanto, vem se destacando com seus posicionamentos e possui também um forte engajamento nas redes sociais. 

No Instagram, por exemplo, ele tem mais de 2 milhões de seguidores, mais do que a soma de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que possuem 1,4 milhão e 182 mil, respectivamente.

VIDA E OBRA

André Janones nasceu em Ituiutaba, no interior de Minas Gerais, em 1984. Antes de ingressar na vida política, chegou a trabalhar como cobrador de ônibus, entre 2003 e 2005. Em 2004 conseguiu uma bolsa para estudar Direito na Fundação Educacional de Ituiutaba, que hoje faz parte da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Já no ano seguinte, começou a trabalhar como escrevente no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em 2008 foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e abriu seu próprio escritório.

O advogado concorreu à Prefeitura de Ituiutaba em 2016, ficando em segundo lugar com pouco mais de 24% dos votos. Em 2018, ganhou grande visibilidade ao apoiar a greve dos caminhoneiros naquele ano. Na ocasião, ele gravou um vídeo às margens da BR-365, que liga Ituiutaba a Uberlândia, que chegou a mais de 14 milhões de visualizações.

No mesmo ano, foi eleito deputado federal, posição que ocupa hoje, com 178.660 votos. Em 29 de janeiro deste ano, Janones oficializou sua pré-candidatura à Presidência. 

Condições para abdicar da candidatura

Para aceitar apoiar o ex-presidente Lula nas eleições desse ano, Janones pede a manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600 de forma permanente, atendimento a todos os inscritos no Cadastro Único e o pagamento em dobro para mães que criam seus filhos sozinhas. O político também pede que o Ministério da Saúde abra uma divisão para tratar da saúde mental das pessoas.

A tendência é que o Partido dos Trabalhadores aceite os pedidos e que a desistência de Janones seja anunciada nesta quinta-feira (4).

Cassação do mandato

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) pediu, na última terça-feira (2) a cassação dos mandatos dos deputados federais eleitos pelo Avante André Janones, Luís Tibé e Greyce Elias.

De acordo com o órgão, houve uma fraude no que diz respeito à cota da participação feminina nas eleições. 17 mulheres se filiaram ao partido para disputar cargos naquela ocasião. O TRE-MG entendeu, no entanto, que essas candidaturas aconteceram apenas para cumprir a cota de participação feminina.

Essa decisão pode fazer com que o político se torne inelegível, além de prejudicar sua imagem às vésperas das eleições. O partido irá recorrer.

< Sambista é assassinado durante briga de trânsito no Rio Modelo denuncia ter sido estuprada por Bruno Krupp; defesa nega <