Rio de Janeiro

Testemunhas de defesa de Gabriel Monteiro prestam depoimento

O Conselho de Ética da Câmara do Rio analisa a quebra de decoro

Membros do Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio
Membros do Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio |  Foto: Marcelo Eugênio
 

O Conselho de Ética da Câmara do Rio ouve nesta sexta-feira (3) três testemunhas de defesa do vereador Gabriel Monteiro (PL),no processo ético-disciplinar que o parlamentar responde por quebra do decoro.

As testemunhas são os ex-assessores Fábio Félix Ferreira, Pedro Rafael da Silva Sorrilha e Natachi Mendonça da Silva, mãe da menor que aparece em um dos vídeos do ex-PM, comendo um lanche com ele.

Apesar de ter sido acusado de forjar provas contra Gabriel Monteiro, o empresário Pedro Serrilha, foi convocado para depor a favor do vereador. Provavelmente, ele deve falar com informações da época que ainda era seu assessor.

No último dia 25  o Conselho ouviu duas testemunhas de acusação: os ex-assessores Vinícius Hayden e Heitor Nazaré. Vinícius morreu em um acidente automobilístico na RJ-130, rodovia que liga Teresópolis a Nova Friburgo, na Região Serrana, dias depois. 

De acordo a Polícia Civil, o caso está sendo investigado pela 110ª DP (Teresópolis). 

Denúncia

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio move processo por decoro parlamentar, que pode levar à cassação do mandato de Gabriel Monteiro, após denúncias que envolvem acusações de estupro, assédio moral e sexual e de forjar vídeos para a internet.

De acordo com a denúncia, o vereador convidou uma adolescente, de 15 anos, para ir a sua mansão, após trocar mensagens durante uma semana com a jovem.

O Ministério Público do Rio afirma que o vereador filmou a adolescente enquanto mantinha relações sexuais com ela.

Ao término das audiências, o Conselho tem prazo de 30 dias úteis, prorrogáveis por mais 15 dias, para o relator dá o parecer, concluindo pela representação contra o vereador ou pelo arquivamento do processo.

< Defesa de Flordelis pede novo adiamento do júri popular Ex-miss bumbum revela que recebia mensagens picantes de Piqué <