Política

Troca no comando da Secretaria de Saúde de São Gonçalo

Publicada às 20h33 de 12 de novembro. Atualizada às 08h26 de 13 de novembro.

Imagem ilustrativa da imagem Troca no comando da Secretaria de Saúde de São Gonçalo
Exoneração do médico foi publicada em edição extra nesta quinta (11). Foto: Divulgação

Mudanças à vista na Secretaria de Saúde em São Gonçalo. Isso porque o então secretário André Carvalho Vargas pediu exoneração do cargo de chefe da saúde na tarde desta quinta-feira (11). A saída do médico foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município. Vargas já vinha sendo questionado sobre sua gestão à frente da pasta na cidade.

O neurologista deixa o cargo com menos de um ano e, segundo interlocutores, não teria suportado o 'estresse interno' e as pressões exigidas para a secretaria. O diretor do Pronto Socorro Infantil, Gleison Rocha, assume já a partir desta sexta o o novo posto.

O médico assumiu a titularidade da pasta no início do mandato do prefeito Capitão Nelson (PL), em janeiro deste ano, por indicação do deputado federal e aliado do prefeito, Altineu Côrtes (PL). No entanto, o secretário já habitava a prefeitura desde a gestão de José Luiz Nanci (Cidadania).

Segundo interlocutores, ele já estava na mira do Capitão Nelson e teria se antecipado pedindo para deixar a pasta. O prefeito esteve reunido em seu gabinete, na tarde desta quinta, com outros possíveis nomes que devem substituir o médico.

A portas fechadas, o encontro aconteceu entre o agora ex-diretor do Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo, que é filiado ao PL, e o prefeito. Gleison ajudou Capitão Nelson na campanha da última eleição em 2020.

O pediatra está na direção da unidade há mais de dez anos, desde a gestão da ex-prefeita Aparecida Panisset. Gleison tentou se candidatar a vereador nas últimas eleições de 2020 pelo Partido Liberal, conseguindo pouco mais de 1,8 mil votos.

Gleison Rocha da Silva é gonçalense, médico, pós-graduado em Pediatra e tem MBA em Gestão em Administração Hospitalar. O novo secretário já antecipou que seguirá atuando de acordo com as determinações do prefeito, 'que vem priorizando as ações de Saúde desde o primeiro dia de governo'. 

A presidência da Fundação Municipal de Saúde também sofreu alteração. O atual subsecretário de Regulação, Deivid Robert Cresci, vai assumir a função, em substituição a José Fernando Soares, que também deixou o cargo.

< Senadores pedem providências para o MPRJ e MPF Doença similar ao 'Mal da Vaca Louca' é investigada no Rio <