Logo Enfoco


    Espera

    Venda da Rodoviária de Niterói fica para 2026

    A decisão foi tomada após uma reunião nesta quarta-feira (26)

    Publicado 27/11/2025 às 12:05 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Espaço virou alvo de constantes denúncias por conta de inúmeras pessoas em situação de rua se abrigando no local
    Espaço virou alvo de constantes denúncias por conta de inúmeras pessoas em situação de rua se abrigando no local |  Foto: Péricles Cutrim

    A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu adiar para 2026 a votação do projeto que autorizaria o governo a vender 75 imóveis públicos, incluindo o Maracanã, o Engenhão, a Central do Brasil e as rodoviárias Novo Rio e Roberto Silveira, esta última localizada em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A decisão foi tomada após reunião do colégio de líderes nesta quarta-feira (26).

    O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, decidiu retirar o projeto de pauta após as controvérsias provocadas pelo substitutivo aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O novo texto ampliava a lista de bens originalmente enviada pelo Executivo e incluía itens que geraram intensa disputa entre governo e oposição.

    A tensão se intensificou quando Rodrigo Amorim sugeriu acrescentar ao projeto a Aldeia Maracanã, imóveis da Uerj e a sede do Tortura Nunca Mais. Diante das reações, a Assembleia optou por priorizar outras matérias antes do início do recesso, marcado para o dia 17 de dezembro.

    Também ficou adiada para o próximo ano a votação do projeto que permite a instalação de bases de videomonitoramento em vias públicas sem necessidade de licenciamento municipal, proposta que havia perdido prioridade nas últimas semanas.

    Até o recesso, os líderes da Casa pretendem avançar na definição da distribuição dos R$ 120 milhões do duodécimo entre os 92 municípios. Segundo o projeto de lei apresentado, os recursos serão distribuídos com base na arrecadação de IPTU, ISS e ITBI, beneficiando proporcionalmente mais os municípios que arrecadam menos. Pelo modelo, o grupo A receberá 40% do total, o grupo B 30%, o grupo C 20% e o grupo D 10%.

    Também foram discutidos projetos relacionados aos serventuários do Tribunal de Justiça e da Procuradoria-Geral do Estado. Parlamentares afirmaram que a intenção é organizar um calendário que permita concluir os debates e garantir a votação antes do recesso. No caso dos serventuários da Justiça, a aprovação dependerá da homologação do termo de ajuste de conduta (TAC) referente ao concurso público de policiais militares de 2014.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Trabalhador morre em queda na Prefeitura de Rio das Ostras

    Relacionados em Política