Confusão

'Vergonha', diz presidente da Câmara durante discussão com deputado

Microfone de Glauber Braga chegou a ser mutado

 

O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) e o deputado federal Glauber Braga (PSOL) discutiram durante uma sessão de votação de uma medida provisória que cria regras de transição para fim de incentivos ao setor petroquímico nesta terça-feira (31).

Durante a orientação do PSOL, Glauber questionou se Lira "não tem vergonha" sobre ser um dos líderes da proposta de privatização da Petrobras. Após receber as palavras do deputado, o presidente da Câmara silenciou o microfone de Braga  e ameaçou o retirar do plenário. A fala gerou aplausos de outros parlamentares que concordaram com a ideia.

"Vou fazer um aviso e ele pode fazer o Carnaval que ele quiser. Se o deputado Glauber continuar faltando com respeito à Casa ou a qualquer deputado aqui, eu usarei de medidas mais duras para retirá-lo do plenário. Fico a vontade mesmo", disse Lira.

O tema da privatização da Petrobras foi discutido quando o deputado Glauber Braga assumiu um lugar na tribuna da Câmara. No local, o deputado voltou a perguntar se Lira "não tem vergonha" de propor uma votação para a privatização do órgão neste ano.

"Eu não posso acusar o senhor de corrupção, o senhor foi denunciado por um esquema na Petrobras com indicação de diretores pelo seu partido PP. O senhor é culpado? A justiça é quem vai dizer. Agora não me venha apresentar como solução para tudo que aconteceu com a Petrobras o processo de privatização aqui no ano de 2022 como se todos nesse plenário fossem ficar calados", afirmou Braga.

Em busca de responder os questionamentos, Lira ressaltou a sua vontade de não compartilhar o mesmo lugar no Parlamento com Glauber. O presidente ainda defendeu novamente a privatização da estatal.

"Vergonha eu tenho de dizer que vossa excelência faz parte desse colegiado. E se puder não ter a sua companhia na próxima legislatura eu ficarei mais feliz. Acusado qualquer um pode ser, eu fui vítima de uma delação mentirosa e dela, deputado Glauber, eu fui inocentado. Não tenho mais nada com relação a Petrobras. Dela eu quero distância, e dela eu quero que ela cumpra o papel para com o povo brasileiro", complementou. 

Tema para o Conselho

Durante a discussão, Arhur Lira ainda falou que Braga irá responder no Conselho de Ética devido aos seus comportamentos. De acordo com o presidente, Glauber não tinha o poder da palavra no momento pois não está delegado pela liderança do PSOL para falar. No entanto, a deputada Sâmia Bonfim, líder do PSOL na Câmara, afirmou que cabia ao partido escolher quem seria o orador e que Braga é o vice-líder da legenda.

Através das redes sociais, o deputado contou que não irá desistir de lutar e ainda chamou Lira de 'ditador'. 

"Arthur Lira vai me levar ao conselho de ética por eu perguntar se ele não tem vergonha de articular privatização da Petrobras por maioria simples. Não será o primeiro a me processar. Cunha tentou no STF e aliados de Moro pediram minha cassação no mesmo conselho. Luta que segue!", publicou Braga.

< Após virada bizarra, MiBR volta a perder e está fora do IEM Dallas Artista plástico impressiona com esculturas em papel <