Comemorado anualmente em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher terá uma extensa programação voltada para o público feminino de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, com a realização da quarta edição do Festival Mulher, que acontece de 13 a 16 de março, no Reserva Cultural, em São Domingos.
Para marcar a data, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) será iluminado na cor rosa, simbolizando a homenagem às mulheres que inspiram, a partir das 17h30 deste sábado (08).
A Prefeitura de Niterói programou uma série de atividades culturais, artísticas, debates, rodas de conversa e experiências de empoderamento feminino, com atrações gratuitas na Sala Nelson Pereira dos Santos e no espaço interno do Reserva Cultural. O evento, que já se consolidou como um dos maiores e mais importantes da cidade, é dedicado à celebração das mulheres que inspiram.
A advogada, influenciadora e apresentadora de TV Gabriela Prioli é a principal convidada do primeiro dia do festival, participando de um talk show na próxima quinta-feira (13), às 19h30, mediado pela primeira-dama Fernanda Sixel Neves e pela secretária da Mulher, Thaiana Ivia. A cantora Luciana Melo encerra a primeira noite com um show especial recheado de sucessos, a partir das 20h30.
O evento também será palco do tradicional Prêmio das Servidoras e Inês Etienne, uma homenagem às mulheres que fazem a diferença no dia a dia da cidade e à memória de Inês Etienne, uma referência histórica no enfrentamento à ditadura militar.
“Criamos a campanha Mulheres que Inspiram trazendo luz para seis mulheres inspiradoras que, através de suas conquistas, nos fazem vibrar e celebrar todas. Com muita cultura, reflexões sobre o universo feminino, espaço de descompressão e bem-estar, vamos juntas vivenciar e nos conectar”, destacou a primeira-dama.
Para quem busca bem-estar, haverá um espaço de massagem, corte de cabelo e práticas integrativas. O público poderá participar ainda de rodas de conversa, bate-papos, espetáculos de dança e teatro, lançamento de livro e até aula de yoga. O evento contará ainda com um baile charme, roda de samba e diversas atrações culturais, como os shows de Fernanda Abreu, Nilze Benedicto e Mona Vilardo.
A programação também inclui a Feira Empreender Mulher, onde empreendedoras locais terão a oportunidade de expor seus produtos e serviços, além de uma aula de defesa pessoal para capacitação das mulheres em sua segurança.
Apoio às mulheres de Niterói
Com a missão de promover os direitos das mulheres de Niterói em diversas áreas, a Secretaria Municipal da Mulher disponibiliza serviços como assistência social e jurídica, apoio psicológico, capacitação profissional e atendimento especializado e multidisciplinar.
Atualmente, o município conta com cinco equipamentos de proteção à mulher: o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos (Ceam), dois Núcleos de Atendimento à Mulher (Nuam), a Sala Lilás e o Espaço Empreender.
Festival Mulher
Datas: 13 a 16 de março de 2025
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos / Reserva Cultural
Entrada: gratuita
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
Programação Festival Mulher
Quinta-feira, 13 de março
- 14h – Feirinha e Espaço Gourmet
- 18h30 – Abertura
- 19h30 – Talk Show com Gabriela Prioli mediado por Fernanda Sixel Neves e Thaiana Ivia
- 20h30 Show de Luciana Mello
Sexta-feira, 14 de março
- 9h – Aprendiz Musical
- 9h15 – Ballet Jovem
- 10h – Prêmio Servidoras
- 12h30 – DJ Talie
- 14h30 – Espetáculo Teatral “Todas as Marias”
- 15h30 – Roda de Conversa com as técnicas do CEAM e Raquel Vivas
- 16h20 – Bate papo sobre finanças com Letícia Torzecki
- 17h30 – DJ Talie
- 18h – Lançamento Dani Fritzen, Mona Villardo e Tânia Sá (Curta e Bate-papo)
- 19h30 – DJ Talie
- 20h – Show Mona Vilardo
Sábado, 15 de março
- 10h às 15h – Espaço Kids
- 10h – Roda de conversa sobre Maternidade com Adriana Oliveira
- 11h – Contação de História
- 13h30 – DJ Evilline
- 14h30 – Saúde, Dermato, Beleza com a Dra Renata Goulart
- 15h15 – Identidade e Branding Pessoal com Priscilla Oliveira e Jacke Molonha
- 16h – Direito ao Prazer com Priscila Thielle
- 17h – Kika Lobo em 50+
- 18h30 – DJ Evelline
- 19h – Show com Nilze Benedicto
Domingo, 16 de março
- 9h às 13h – Espaço Kids
- 9h às 13h – Espaço Bem Estar | SENAC – Massagem e Práticas Integrativas de Saúde com Ana Carolina Valente
- 9h30 – Yoga Infantil com Carol Daya
- 10h15 – Yoga Adulta com Carol Daya
- 11h – Defesa Pessoal com Stephanie Tausch
- 13h – DJ MyIIa
- 14h – Palestra sobre Letramento Racial com Vilma Piedade
- 15h – Baile Charme
- 16h – Roda de Samba com as alunas Oficina das Minas
- 17h30 – DJ Mylla
- 19h – Prêmio Inês Etienne Romeu
- 2Oh30 – Show Fernanda Abreu