O processo de revitalização do Edifício Nossa Senhora da Conceição, conhecido como ‘Prédio da Caixa’, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, entrará em nova fase nos próximos dias. Isso porque, será publicado no Diário Oficial o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o retrofit prédio.
Segundo a prefeitura, o objetivo é atrair investimento privado para transformar o edifício de 11 andares, localizado na Avenida Amaral Peixoto, em um empreendimento misto, moderno e sustentável. O projeto prevê a criação de unidades residenciais para famílias, além de lojas comerciais no térreo, garantindo fachada ativa e maior integração urbana. Eficiência energética, sustentabilidade e funcionalidade estão entre os pilares da proposta.
“Estamos transformando um símbolo de degradação do Centro em um símbolo de reviver e futuro. O antigo ‘Prédio da Caixa’ será completamente transformado como um marco da Niterói que estamos construindo de forma coletiva: sustentável, inclusiva e próspera”, — Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.
‘Prédio da Caixa’ e o tempo
Construído na década de 1960, o imóvel estava interditado e em estado de abandono antes de ser desapropriado pelo município. Originalmente composto por 379 unidades comerciais, o prédio passará por uma reconversão completa, com salas transformadas em moradias e manutenção do potencial comercial no térreo.
O processo exigiu ampla articulação municipal para garantir acordos e indenizações aos antigos ocupantes, totalizando um investimento de R$ 30 milhões, viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O ex-procurador-geral do MPRJ, Luciano Mattos, lembrou a complexidade da desocupação em 2019. “Saber que o prédio será recuperado me traz grande satisfação, por trazer um desfecho positivo em um dos casos mais difíceis da minha carreira”, afirmou.
Retrofit

ANTES

DEPOIS
O retrofit do ‘Prédio da Caixa’ é um dos projetos-âncora do programa de revitalização da Avenida Amaral Peixoto e do Centro Histórico. Para a secretária de Habitação, Marcele Sardinha, a publicação do edital representa uma conquista estratégica. “Vamos oferecer moradia em uma região dotada de infraestrutura, serviços e comércio, por meio de uma atuação sinérgica entre poder público e iniciativa privada”, destacou.
O PMI convoca empresas a apresentarem estudos de viabilidade e soluções inovadoras. A proposta selecionada deverá atender aos critérios do município, resultando em um empreendimento economicamente viável e alinhado aos novos padrões urbanísticos do Centro.