Duas agências bancárias localizadas na Avenida Copacabana, na Zona Sul do Rio, foram autuadas nesta sexta-feira (6) por descumprirem a Lei dos 20 minutos, que estabelece um limite máximo em que um cliente pode esperar. A ação foi feita após uma blitz de fiscalização realizada pelo Procon-RJ, que recebeu denúncias de diversas pessoas, principalmente idosos, que relataram sofrer com o problema.
Durante a operação surpresa, os fiscais encontraram filas imensas, com alguns clientes aguardando atendimento por até 1h e meia. Segundo o Procon, a questão tem se agravado por conta do fechamento de agências e a redução de funcionários nas unidades, sobrecarregando o trabalho e piorando a qualidade do serviço.
De acordo com os agentes, uma das agências, do Itaú, foi encontrada sem a presença do livro de reclamações e com dificuldades estruturais de atender um fluxo grande de clientes. Na outra, do Bradesco, aproximadamente metade dos caixas eletrônicos estava sem funcionamento, com apenas um funcionário disponível para auxiliar dezenas de pessoas.
As duas instituições receberam um prazo de 15 dias para apresentar defesa. Caso sejam confirmadas as irregularidades, serão multadas em valores que podem ser chegar em até R$17 milhões.