Skip to content

Rio

Deficientes visuais ganham posto exclusivo do Detran no Rio

Redação | Publicado em:

Divulgação / Detran / Alexandre Simonini


O Detran do Rio de Janeiro inaugurou, nesta terça-feira (9), o primeiro posto de identificação civil do país voltado exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A unidade foi instalada no Instituto Benjamin Constant (IBC), na Urca, Zona Sul do Rio, referência nacional no atendimento a pessoas com deficiência visual.

O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com capacidade para atender até 30 pessoas por dia, incluindo alunos, professores e frequentadores do IBC. A iniciativa marca um passo inédito na prestação de serviços públicos adaptados às necessidades desse público.



A nova unidade do Detran é parte de um processo de ampliação da acessibilidade no sistema de identificação civil. Além do atendimento diferenciado, o estado do Rio deve lançar, em breve, a versão em braile da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O objetivo é permitir que pessoas cegas ou com baixa visão possam ler suas próprias informações, sem depender de terceiros.

A CIN, que tem o CPF como número único de identificação, já está sendo emitida no novo posto. O documento, que também tem como foco o combate a fraudes, será obrigatório em todo o território nacional a partir de 2032, substituindo gradualmente o modelo antigo.

Durante a inauguração, representantes do Detran e do Instituto Benjamin Constant ressaltaram a importância simbólica e prática da nova unidade. A professora de braile Maria Luzia do Livramento, ex-aluna do IBC, foi uma das pessoas atendidas e celebrou a novidade: “Agora vou esperar chegar a carteira em braile, que será muito bem-vinda. Vai facilitar muito a vida de todos.”

Com 170 anos de história, esta é a primeira vez que o IBC recebe um serviço de identificação civil dentro de suas instalações. A proposta é que a unidade sirva como modelo para outras regiões do país, ampliando o acesso à documentação e promovendo autonomia e inclusão para pessoas com deficiência visual.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Jogo de tarot nas eleições do Brasil
Rachel Mandalov - Conexões Místicas

Futuro do Brasil: o que dizem as cartas sobre as novas relações entre os Poderes

Brasil & Mundo

Flávio Bolsonaro publica carta e se autoproclama presidente da República

Explosão em siderúrgica assusta moradores no Sul Fluminense
Interior

Explosão em siderúrgica assusta moradores no Sul Fluminense; vídeo

HUAP da UFF celebra primeira doação de idoso acima de 70 anos
Saúde & Bem-Estar

Hospital Antônio Pedro recebe primeira doação de pessoa idosa acima dos 70 anos