Skip to content

Rio

Rio cria ‘pente-fino’ antes de abrir processos contra servidores denunciados

Redação | Publicado em:

A AVI tem o objetivo de assegurar que processos de responsabilização sejam instaurados quando houver elementos que justifiquem sua abertura. Foto: Divulgação / Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio passou a adotar um novo filtro antes de abrir processos disciplinares contra servidores públicos. A Controladoria Geral do Município (CGM-Rio) criou a Análise de Viabilidade Interna (AVI), um procedimento que vai verificar se as denúncias recebidas têm elementos suficientes para justificar uma investigação formal.

A medida foi regulamentada pelo Decreto Rio nº 58.258/2026, publicado no dia 7 de julho, e estabelece uma etapa de avaliação antes da abertura de sindicâncias ou outros procedimentos de responsabilização.

Na prática, denúncias contra funcionários municipais passarão por uma análise inicial, com levantamento de informações e verificação dos fatos apresentados. A proposta é evitar a abertura de processos sem base concreta e dar mais segurança às decisões tomadas pela administração pública.

A AVI poderá ser aberta pela própria CGM-Rio, pelas áreas de correição dos órgãos municipais, autarquias e fundações, ou ainda a partir de denúncias e representações feitas pela população ou por outros setores da administração.

Depois da análise, três caminhos poderão ser adotados: o caso pode ser arquivado, quando não houver elementos suficientes; pode avançar para a abertura de um processo correcional, caso sejam encontrados indícios de irregularidade; ou pode resultar em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), quando a situação permitir uma solução alternativa.

Segundo a Prefeitura, o novo procedimento busca tornar a apuração de possíveis irregularidades mais criteriosa, garantindo que medidas disciplinares sejam adotadas quando houver indícios concretos de infração.

“A responsabilização precisa ser resultado de uma análise consistente, e a AVI organiza esse processo, permitindo que a Administração diferencie situações que demandam investigação disciplinar daquelas que podem ser resolvidas por outros instrumentos ou que, simplesmente, não apresentam elementos suficientes para prosseguir. Esse é um avanço que qualifica a atuação do controle interno e reforça a credibilidade das decisões administrativas”, afirma a controladora Geral, Rosemary Macedo.

Notícias Relacionadas

Oportunidades estão distribuídas por diferentes regiões da cidade e incluem 211 postos exclusivos para pessoas com deficiência.
Rio

Rio tem 1.799 vagas de emprego, incluindo 500 para PCD

Últimas Notícias

Segurança Pública

Gerente que agrediu atendente por beber água em farmácia é demitido no Rio

Niterói

Praia de Icaraí, em Niterói, terá manhã de lazer e inclusão para pessoas com nanismo

Niterói

Polarização política invade as barcas em viagem de briga e ofensas; vídeo

Niterói

Festa de São Judas Tadeu terá missas, procissão e angu à baiana em Niterói; veja mudanças no trânsito