Skip to content

São Gonçalo

Caminhada pela inclusão reúne centenas de pessoas em São Gonçalo

Redação | Publicado em:

Divulgação/ Renan Otto



Com cartazes e balões coloridos, camisetas personalizadas e muita disposição, centenas de pessoas tomaram as ruas de São Gonçalo na manhã deste sábado (12) para dar visibilidade à luta por inclusão e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A caminhada “Inclusão e respeito: Os autistas têm direito!” reuniu famílias, profissionais e apoiadores da causa em um percurso que partiu da Rua Coronel Moreira César até a Praça Dr. Luiz Palmier, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.



A ação foi promovida pelos grupos TEA Mães em Ação e Casa Atípica, com apoio da Subsecretaria de Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo. No local de chegada, os participantes encontraram a Feira de Artesanato de Mães Atípicas, com produtos confeccionados por mulheres do projeto “Te Acolher Mães”, iniciativa voltada ao acolhimento e geração de renda.

Além da feira, o evento contou com atendimento odontológico gratuito por meio do Odontomóvel, oferecido pela Secretaria de Saúde, e atividades de recreação para crianças.



Cláudia Antunes, mãe de uma criança com TEA, destacou os desafios enfrentados por mães atípicas, especialmente no mercado de trabalho. Para ela, o evento é um espaço de visibilidade e apoio.

“A feira é uma oportunidade real de termos uma renda e, ao mesmo tempo, estarmos perto dos nossos filhos”, afirmou.

O subsecretário da Pessoa com Deficiência, Evangelista Ubirajara, ressaltou a importância da caminhada, que já ocorre há seis anos, e afirmou que a participação do poder público busca fortalecer a rede de apoio às famílias e ampliar a conscientização sobre a causa.



Organização e luta

A caminhada foi criada em 2018 pelas ativistas Gisele Paranhos e Priscila Baleiro, ambas mães atípicas. A edição de 2025 marcou o sexto ano do evento, que não foi realizado nos dois anos de pandemia.

“A caminhada é organizada por mim, Gisele Paranhos, e por Priscila Baleiro desde 2018”, afirmou Gisele. De acordo com ela, a mobilização tem crescido a cada edição e se consolida como um espaço de acolhimento e troca de experiências entre famílias.

Neste ano, o percurso teve início próximo ao INSS, na altura da Primeira Igreja Batista de São Gonçalo, onde os participantes foram recebidos com café da manhã. A caminhada seguiu até a Praça da Marisa, onde aconteceram as atividades complementares.



A organização contou com o apoio de diversos parceiros e voluntários. Para a criadora, o resultado do evento superou as expectativas.

“Foi emocionante ver tanta gente unida pela mesma causa. Famílias, profissionais, amigos. Todo mundo com o mesmo propósito. Isso mostra que estamos no caminho certo”, avaliou.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Mulher foi flagrada durante revista no Presídio Jonas Lopes de Carvalho, em Gericinó; operação já contabiliza 24 visitantes presos e mais de 1.700 celulares apreendidos.
Segurança Pública

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas em presídio de Bangu

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 170 milhões neste domingo (18)
Brasil & Mundo

Mega-Sena: veja onde foi feita aposta que levou prêmio de mais de R$ 324 milhões

Brasil & Mundo

‘Lista suja’: governo ameaça restringir crédito a empresas por assédio eleitoral após explosão de denúncias

Orquestra Oriba faz concerto gratuito em Niterói nesta sexta
Niterói

Orquestra Oriba celebra dois anos com concerto gratuito em Niterói