Skip to content

São Gonçalo

Curso gratuito de energia solar abre 30 vagas para mulheres em São Gonçalo

Redação | Publicado em: - Atualizado 5 meses atrás

Curso gratuito de energia solar abre 30 vagas para mulheres em São Gonçalo
ONG oferece 30 vagas para capacitação em energia fotovoltaica; aulas começam em julho - Foto: Divulgação

A ONG Mulheres da Parada, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, está com inscrições abertas para a segunda edição do curso gratuito de Energia Solar Fotovoltaica voltado exclusivamente para mulheres cis e trans. Ao todo, são oferecidas 30 vagas para participantes com idade a partir de 18 anos. As aulas estão previstas para começar em julho.

As interessadas devem se inscrever por meio de um formulário disponibilizado (clique aqui) no perfil da instituição nas redes sociais. A seleção dará prioridade a mulheres negras, moradoras de áreas periféricas do município, mães solo e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a diretora-presidente da ONG, Letícia da Hora, a proposta é ampliar a presença feminina em um setor que tem registrado crescimento nos últimos anos. O curso busca qualificar mulheres para atuar em diferentes funções ligadas ao segmento fotovoltaico, como instalação de sistemas, elaboração de projetos e consultoria de vendas.

Além da formação técnica, a capacitação inclui conteúdos sobre letramento racial, história e memória da cultura afro-brasileira, meio ambiente e sustentabilidade.

As aulas serão realizadas entre uma e três vezes por semana, conforme o módulo cursado. A formação terá duração de quatro meses e oferecerá às alunas passagem, lanche e material didático para as atividades teóricas e práticas.

O que é Energia Fotovoltaica

A energia fotovoltaica é gerada a partir da luz e do calor do Sol, que são convertidos em eletricidade por meio de tecnologias específicas. Uma das formas mais conhecidas de utilização desse recurso ocorre com a instalação de painéis solares em telhados de residências, comércios e outras edificações.

O modelo tem ganhado espaço no Brasil por utilizar uma fonte renovável, considerada inesgotável e sem emissão direta de poluentes durante a geração de energia. As condições climáticas do país, com elevada incidência solar durante grande parte do ano, favorecem a expansão desse tipo de sistema.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Trump questiona resultado da eleição no Brasil e diz que gosta de Lula: 'Fraudada'
Brasil & Mundo

Trump questiona eleição no Brasil, mas diz gostar de Lula: ‘Fraudada’

STF aceita denúncia contra blogueiro por atos antidemocráticos de 8 de janeiro
Brasil & Mundo

STF aceita denúncia contra blogueiro por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Em Portugal, Lula vence Flávio Bolsonaro
Brasil & Mundo

Lula vence Flávio em Portugal, mas perde nos Estados Unidos; confira

Entregadores de apps ganham pontos de apoio obrigatórios no Rio; saiba onde
Rio

Entregadores de apps terão pontos de apoio obrigatórios no Rio