Skip to content

São Gonçalo

Morador do Salgueiro estreia em série da Globo; conheça!

Redação | Publicado em:

Reprodução



O que antes parecia um sonho distante tornou-se realidade para André de Souza Carvalho Lemos, morador do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na região Metropolitana do Rio. Após enfrentar um passado marcado por duas prisões e o envolvimento com o tráfico de drogas, André encontrou na arte o caminho para transformar sua vida. Interpretando Dandan, ele atuou na terceira temporada da série Arcanjo Renegado, que estreou na quinta-feira (14).

Da frente do espelho na casa dos pais às telas da Globo. A realização, na verdade, é um sonho que ele preserva desde criança, conforme dividiu em entrevista ao ENFOCO:




true

Criado em uma família evangélica, André se afastou da igreja aos 14 anos, quando acabou se envolvendo com o mundo do crime. “Comecei a me envolver com o tráfico de drogas e fui preso aos 16 anos. Passei um ano nessa trajetória, mas, mesmo assim, saí e me envolvi novamente. Meus pais passaram por muitos momentos difíceis comigo. Eles nunca imaginavam que isso pudesse acontecer comigo, já que sempre fui um jovem de boa índole e tive uma boa criação.”

As experiências foram marcadas por perdas e desafios. No entanto, o gonçalense encontrou forças para dar uma guinada quando percebeu a dor que estava causando à sua mãe, figura a que se refere com tanto amor. Filho de Dircilene e Ademilson, o ator conta que, no fim de 2022, achou uma oportunidade de alinhar os seus caminhos novamente ao sonho de infância: atuar.

“Um primo meu postou nas redes sociais sobre uma websérie chamada Conexão GJ. Perguntei o que ele estava fazendo, e ele respondeu que era uma produção para o YouTube. Pedi uma oportunidade, ele falou com o diretor, e foi assim que tive minha primeira experiência com atuação.”



Depois, André participou do Instituto Cultural Pena Máxima, que trabalha em parceria com o AfroReggae, e pode viver o teatro. “Eles ajudam pessoas de comunidades que não têm condições de pagar por aulas de teatro. Lá, aprendi muito com artistas que dedicavam tempo para ensinar. Foi uma experiência enriquecedora.”

Foi através dessa formação que André conseguiu novas oportunidades, incluindo um teste para a série Linha de Fogo e, posteriormente, para Arcanjo Renegado.

O impacto de interpretar Dandan

Em Arcanjo Renegado, André vive Dandan, um homem agressor de mulheres. “Foi um papel muito marcante pra mim, porque, na minha família, já presenciei casos de violência doméstica. Eu cresci sabendo que não é assim que se trata uma mulher. Mulher tem que ser tratada com respeito, carinho e amor.”

Para o gonçalense, o papel não foi apenas um desafio profissional, mas também uma forma de conscientização. “Minha atuação foi um alerta para o público sobre a importância de denunciar a violência doméstica. Foi muito gratificante ver o impacto que isso gerou.”

Arte como ferramenta de transformação

Hoje, André enxerga na arte um instrumento para mudar não apenas sua própria vida, mas também a de outros jovens em situação de vulnerabilidade. 



Sobre Arcanjo Renegado

Produzida pela Globoplay em parceria com a AfroReggae Audiovisual, a série Arcanjo Renegado conquistou o público com sua narrativa. Criada por José Junior e dirigida por Heitor Dhalia, a produção conta com um elenco de peso, incluindo Marcello Melo Jr. no papel de Mikhael, o protagonista, e Erika Januza. André Lemos se junta ao elenco na terceira temporada como Dandan.

A série está disponível no aplicativo de streaming da Globo, o Globoplay. 

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Rio

Mãe morre ao tentar separar briga entre filha e adolescentes no Rio

Segurança Pública

Operação contra rede de violência sexual prende mais um assessor do Psol em Niterói

A teia que levou à prisão dos seis suspeitos começou a ser desfeita em julho, quando o primeiro acusado, um assessor parlamentar, foi preso em flagrante pelo estupro de vulnerável de uma jovem de 16 anos, no bairro de Icaraí, em Niterói.
Segurança Pública

Investigação revela esquema de abusos, ameaças e chantagem contra adolescentes em Niterói e região; há presos

Prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli desabafa sobre suspeita de câncer
Itaboraí

Prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli desabafa sobre suspeita de câncer