Skip to content

Segurança Pública

BBB São Gonçalo: prefeitura lança decreto para uso de câmeras de olho na criminalidade

Ezequiel Manhães | Publicado em:

BBB São Gonçalo, cidade será vigiada por câmeras
De acordo com o decreto, a adesão será gratuita e facultativa. Foto: Divulgação / Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

Moradores, condomínios e empresas de São Gonçalo poderão compartilhar, de forma voluntária, as imagens de câmeras de segurança com a Central de Segurança do município. A medida foi regulamentada pela prefeitura por meio do Decreto nº 314/2026, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (6), e tem como objetivo ampliar o monitoramento de ruas e espaços públicos para auxiliar no combate à criminalidade, na fiscalização e em situações de emergência.

De acordo com o decreto, a adesão será gratuita e facultativa. Os proprietários das câmeras deverão fazer um requerimento junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Transportes (SEMMATRAN), responsável pela Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG). Após análise técnica, as imagens poderão ser integradas ao sistema municipal.

A regulamentação estabelece que apenas câmeras voltadas para vias e áreas públicas poderão participar do programa. Equipamentos direcionados ao interior de residências ou outros ambientes privados não poderão ser integrados.

BBB de São Gonçalo em tempo real

O texto também prevê que a prefeitura terá acesso às imagens em tempo real, mas o armazenamento continuará sendo responsabilidade do proprietário da câmera. O Município afirma que o uso das imagens será restrito a ações de segurança pública, defesa civil, mobilidade urbana, fiscalização e preservação do patrimônio público e privado.

Outro ponto previsto no decreto é que a participação não gera qualquer obrigação financeira para a prefeitura. Os custos de instalação, manutenção e funcionamento dos equipamentos permanecerão sob responsabilidade dos proprietários, que poderão cancelar a autorização a qualquer momento.

A administração municipal também determina que o compartilhamento deverá seguir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com acesso restrito aos servidores autorizados da Central de Segurança.

A reportagem aguarda retorno da Prefeitura de São Gonçalo sobre quando o cadastramento será aberto, qual é a meta de adesões e quantas câmeras já integram atualmente a Central de Segurança.

Ezequiel Manhães

Jornalista com experiência em hard news e produção audiovisual, tendo como foco reportagens factuais, especiais e conteúdos multimídia. Atua com rapidez, comprometimento e precisão na apuração, tendo como destaques coberturas de temas como política, economia, cidades, segurança pública e comportamento. LinkedIn: @ezequiel-manhães-b073921b3

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Jornal The Guardian coloca brasileiros como promessas do futebol mundial
Esportes

Jornal britânico coloca três joias brasileiras como maiores promessas do futebol mundial; saiba quem são

Fiscalizações ocorreram entre sexta-feira (2) e domingo (4) em diferentes municípios; São Gonçalo teve o maior índice, com 19,42%.
Região

Operação Lei Seca registra mais de 240 casos de alcoolemia no RJ

Flamengo arrecadou cerca de R$ 170 milhões em vendas, abaixo da meta de R$ 250 milhões, após priorizar a força do elenco.
Esportes

Flamengo fica abaixo da meta de vendas para manter elenco forte

Brasil & Mundo

Bets começam a sair do ar no Brasil nesta terça-feira