Skip to content

Segurança Pública

Ex-deputado TH Joias é transferido para presídio federal

Redação | Publicado em:

Divulgação / Alerj



O ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, foi transferido nesta terça-feira (16) do Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, para uma penitenciária federal. Ele foi levado em um carro da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) até a Base Aérea do Galeão e, de lá, seguiu para Brasília em um avião da Polícia Federal.

A mudança ocorre por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e inclui a inclusão do ex-parlamentar no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que impõe regras mais duras de custódia. Nesse modelo, o preso permanece em cela individual e tem visitas, telefonemas e correspondências monitorados pelas autoridades.


A decisão faz parte do mesmo processo que levou à prisão do desembargador Macário Ramos Júdice Neto e se dá na esteira das investigações que também resultaram na detenção do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacelar.

Segundo a onvestigação, há indícios de que Bacelar tenha sido alertado previamente sobre a operação que culminou na prisão de TH Joias, o que teria permitido a ocultação de provas.

Preso desde setembro, o ex-deputado é acusado de atuar como intermediário na negociação de armas para o Comando Vermelho, além de favorecer a facção criminosa em diferentes frentes. À época, ele integrava a bancada do MDB na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, mas acabou expulso do partido após a prisão.

Durante a análise do celular de Bacelar, a Polícia Federal identificou elementos que apontam o desembargador Macário Ramos Júdice Neto, relator do processo, como possível fonte do vazamento de informações sobre a operação policial.

Transferência


true

A transferência para o sistema penitenciário federal atende a pedidos da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR). Para a PF, outros investigados do mesmo esquema já cumprem pena em presídios federais, o que tornava contraditória a permanência de TH Joias em unidade estadual, já que ele é apontado como um dos líderes do grupo investigado e integrante do núcleo político da organização.

A PGR também se manifestou favoravelmente, afirmando que a medida é adequada e proporcional, além de necessária para garantir a segurança pública. Em parecer enviado ao STF, a Procuradoria sustenta que TH Joias se destaca como o braço político do Comando Vermelho, fazendo a ligação entre o crime organizado e estruturas do Estado.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Em entrevista, Luan Santana revela expectativa para show em Niterói após dez anos: 'Preparem a voz'
Celebridades

Exclusivo! Luan Santana antecipa detalhes de show em Niterói e avisa: ‘Preparem a voz’

Brasil & Mundo

Halloween conquista o Brasil, faz vendas dispararem e divide espaço com o Dia do Saci

Isis Valverde será homenageada em festival de cinema no Ceará
Celebridades

Isis Valverde será homenageada em festival de cinema no Ceará

Niterói

Defesa Civil alerta para chuva forte em Niterói neste domingo de segundo turno das eleições