Skip to content

Segurança Pública

Funcionário do Banco do Brasil no Rio acusado de acessar contas de clientes para fraudes tem prisão mantida

Redação | Publicado em:

Funcionário do Banco do Brasil
Funcionário já atuava há 20 anos no banco,. Foto: Gerada por IA

O Ministério Público do Rio obteve, durante audiência realizada no último sábado (18), a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva do funcionário do Banco do Brasil, investigado pelos crimes de acesso ilegal a sistemas informatizados, tentativa de furto mediante fraude e integração em organização criminosa.

Conforme apontado pelas investigações, o acusado atuava como funcionário do banco e teria utilizado credenciais corporativas para acessar, sem autorização, sistemas internos da instituição financeira. A apuração indica que o investigado extraiu dados sigilosos de correntistas — como nome, CPF, telefone, saldo bancário e limite do Pix — e transferiu as informações para um servidor externo controlado por uma organização criminosa voltada a fraudes bancárias.

Mais de 1 milhão em prejuízos

Relatórios técnicos acostados ao processo apontam que a conduta atingiu 4.105 registros de 2.898 contas bancárias, vinculadas a 585 agências distribuídas pelo território nacional. O montante dos prejuízos causados aos clientes foi estimado em aproximadamente R$ 1,43 milhão.

Na audiência de custódia, o MP fundamentou o pedido de prisão preventiva na gravidade concreta dos atos, na garantia da ordem pública, na conveniência da instrução criminal e no risco de reiteração delitiva, fundamentado em indícios da participação do acusado em uma estrutura criminosa organizada.

Ao deferir a prisão preventiva, o Juízo ressaltou na decisão que o investigado se valeu do cargo de confiança ocupado há mais de 20 anos na instituição financeira para transmitir informações confidenciais. O magistrado destacou ainda a sofisticação do esquema e a dimensão financeira dos danos causados.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Palmeiras derrota o Vasco em casa na Copa do Brasil
Esportes

Palmeiras supera o Vasco em partida com lance polêmico na Copa do Brasil

Novembro começa com alerta de frio no Rio
Rio

Novembro começa com alerta de frio severo e tempestade no Rio de Janeiro

Niterói monta esquema especial de trânsito para o Dia de Finados
Niterói

Niterói ganha esquema exclusivo de trânsito para o Dia de Finados; confira

A Dona do Pedaço retorna à Globo em novembro pelo Vale a Pena Ver de Novo
Entretenimento

‘A Dona do Pedaço’ retorna à Globo no lugar de Avenida Brasil; confira a data