Policiais cumpriram, nesta segunda-feira (13), um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelo crime de latrocínio que resultou na morte do executivo da Eletrobras, Wagner Antunes da Costa, de 43 anos.
As investigações apontam que o crime ocorreu na madrugada do dia 7 de abril. A vítima havia acabado de deixar uma unidade hospitalar no bairro de Icaraí, em Niterói e retornava para sua residência quando foi abordada na Rua Dom Bosco por dois homens, um deles armado, durante uma tentativa de roubo de veículo.
Ao tentar se desvencilhar da abordagem criminosa, Wagner foi atingido por disparos de arma de fogo. Mesmo baleada, a vítima ainda conseguiu dirigir, mas perdeu o controle da direção do carro e colidiu, vindo a óbito no local em decorrência dos ferimentos. Na sequência da ação, os autores do crime roubaram um segundo automóvel para assegurar a fuga da região.
Revolta e pedido de justiça em Niterói

O episódio gerou repercussão em Niterói, município que não registrava ocorrências de roubo seguido de morte havia mais de 12 meses. A vítima atuava como gerente de compras da Eletrobras, era atleta de canoa havaiana e possuía ampla rede de contatos no ambiente esportivo local. Logo após o crime, guarnições da Polícia Militar chegaram a realizar diligências na Comunidade da Grota, no bairro de São Francisco, onde suspeitos foram inicialmente conduzidos para averiguação de possível envolvimento.
No entanto, o trabalho de inteligência da Divisão de Homicídios, monitoramento e cruzamento de dados executado pelo Grupo de Investigação de Niterói, com apoio da prefeitura, constatou que os indivíduos detidos logo após o fato não tiveram participação direta no latrocínio.
CISP
A identificação dos acusados como os autores do crime foi possível a partir da análise detalhada de imagens cedidas pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Niterói, de sistemas de videomonitoramento privados e de outros elementos técnicos coletados ao longo do inquérito policial.
Após a representação e expedição do mandado de prisão, o setor de inteligência da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo localizou e capturou um dos criminosos na Rua Nossa Senhora de Lourdes, na localidade de Maceió, em Niterói.
O preso, que já possui histórico criminal por roubo e cumpria pena em regime semiaberto, passou pelos trâmites legais e será transferido ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.