Skip to content

Segurança Pública

Vídeo mostra ladrões encapuzados assaltando ônibus e carros no Rio

Tayná Ferreira | Publicado em:

Reprodução



Uma passageira registrou o momento de um assalto cometido por criminosos encapuzados na noite da última quarta-feira (18), em um ônibus da linha 312 (Olaria-Candelária), que trafegava pela Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. Durante a fuga, os assaltantes também roubaram passageiros de um carro. O índice de assaltos a coletivos teve uma alta significativa em comparação ao ano passado.

A mulher, que estava em um táxi nas proximidades, registrou a ação dos assaltantes e contou à TV Globo que tudo aconteceu próximo ao Sambódromo.



“Eu estava dentro do táxi quando o motorista disse: ‘Diminui as luzes do celular porque aqui está tendo muito assalto’. Pouco depois, olhamos para frente e ele falou: ‘Olha dentro do ônibus’. Quando olhei, falei: ‘Gente, são muitos’. Eles colocaram capuzes feitos com o capuz do casaco e começaram a agir”, contou a testemunha.

De acordo com a passageira, o assalto começou dentro do ônibus, onde os criminosos abordaram passageiros que estavam sentados. Em determinado momento, um deles desceu do coletivo para roubar pessoas em um carro próximo, antes de retornar rapidamente ao ônibus.



Aumento de assaltos a ônibus

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de assaltos a coletivos aumentou 21% em comparação com o ano passado no Rio de Janeiro. Em 2024, foram registrados 1.371 casos, frente aos 1.256 ocorridos em 2023. O crescimento preocupa passageiros e motoristas, que se sentem à mercê da criminalidade.

Já os furtos a coletivos tiveram um aumento de 3%. No ano passado, foram registrados 2.116 casos, enquanto neste ano o número subiu para 2.174.

O que diz a PM

A Polícia Militar informou que o batalhão responsável pela área não foi acionado para atender à ocorrência do assalto ao coletivo nesta quarta-feira. A corporação foi questionada sobre a realização de patrulhamento na região, conhecida pelos altos índices de assaltos e informou que o comando do 4° BPM (São Cristóvão) tem intensificado o policiamento na região, com equipes realizando abordagens e revistas sistematicamente.

Além disso, destacou  que todos os batalhões de área aplicam o Policiamento Transportado em Ônibus Urbano (PTOU), com abordagens e revistas preventivas específicas nos coletivos na Região Metropolitana e Interior.

“O policiamento na região é realizado com o objetivo de combater os roubos de rua, com o emprego de viaturas e motopatrulhas e policiais realizando abordagens e revistas sistematicamente, além de contar com militares escalados através do Regime Adicional de Serviço (RAS)” , disse em nota.

A Polícia Militar ressalta a importância de que a população colabore realizando denúncias – o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 – ou, para casos urgentes, acionar a nossa Central 190 ou pelo App 190RJ.

Tayná Ferreira

Jornalista formada, apaixonada por contar histórias e dar voz a diferentes realidades. Atua principalmente na produção de reportagens especiais e na cobertura de temas relacionados a segurança pública e cidades. Estudante de Libras e defensora da causa animal. Instagram: @taynafjornalismo

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Niterói encerra Mês da Pessoa Idosa com roda de samba neste sábado (31)
Entretenimento

Niterói encerra Mês da Pessoa Idosa com roda de samba neste sábado (31)

Após dizer que deixaria o Brasil, Rico Melquiades anuncia candidatura pelo PL e promete disputar próxima eleição
Celebridades

Após dizer que deixaria o Brasil, Rico Melquiades promete se candidatar pelo PL nas próximas eleições

Motorista morre após carro capotar e pegar fogo na BR-101, em São Gonçalo
São Gonçalo

Motorista morre após carro capotar e pegar fogo na BR-101, em São Gonçalo

Flávio Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos, dizem aliados
Brasil & Mundo

Flávio Bolsonaro foi para os EUA e vai pedir asilo político a Trump, dizem aliados