Alerta
Número de fumantes aumenta no Brasil após 20 anos de queda
Dados são de uma pesquisa do Ministério da Saúde

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra um dado alarmante: pela primeira vez em quase 20 anos de tendência histórica de queda, aumentou o número de fumantes no Brasil. Seguindo uma proporção nas capitais, o número de fumantes cresceu de 9% em 2023 para 11% em 2024, ou seja, 25% de um ano para outro.
"Acredito que tem muita relação direta com as novas formas associadas ao fumo. Porém, na última década, nós vemos um aumento expressivo, principalmente por conta do cigarro eletrônico, o vape. A partir de outros tipos de cigarro, o cigarro de palha, por exemplo. Então, por isso o aumento expressivo", disse o médico Felipe Bruno da Cunha.
A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano.
Felipe da Cunha ressalta ainda que mais de 50 tipos de doenças podem ser causadas pelo cigarro, principalmente as cardiovasculares, as respiratórias e também cerca de 10 tipos de cânceres.
"Existem riscos inúmeros associados ao cigarro, não só a dependência química, mas também as complicações físicas", reitera o médico esclarecendo também para os chamados fumantes passivos.
"Porque aquelas pessoas que convivem com aquele fumante, têm um risco associado também a doenças crônicas, principalmente, a gente fala da própria correlação, inclusive, de neoplasias, o câncer de pulmão. Então, é muito importante procurar ajuda", aponta.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!