Saúde Pública
Vacina contra dengue é aprovada e aplicação começa em 2026
O imunizante é o primeiro em dose única

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (26) que foi aprovado o registro da vacina contra a dengue de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan. A previsão é de que o imunizante passe a ser aplicado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do ano que vem.
O anuncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que completou informando que, segundo o Butantan, 1 milhão de doses já estão prontas para distribuição. O instituto deve disponibilizar mais de 30 milhões de unidades até meados de 2026.
Durante o anúncio, Padilha, acompanhado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), destacou o impacto da inovação para a saúde pública.
“Hoje é um dia de alegria, de vitória da vacina, de vitória da ciência e da cooperação entre o SUS e as instituições públicas do país, entre elas o Instituto Butantan”, afirmou o ministro.
Padilha reforçou que os estudos clínicos confirmam a eficácia e a segurança da nova vacina, e que o feito é um “hat-trick brasileiro", já que é 100% brasileira, garante proteção ampla e será aplicada em dose única.
A vacina será incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Ministério da Saúde apresentará a tecnologia e a estratégia de implementação à Comissão Tripartite nesta quinta-feira (27), que reúne gestores estaduais e municipais.
A intenção da pasta é iniciar a imunização no início do calendário vacinal de 2026.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




