Foi aprovada, nesta terça-feira (24), a segunda caneta de semaglutida sintética do país. A autorização feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) engloba a comercialização do produto, fabricado pela Germed Farmacêutica, e segue o mesmo princípio da primeira versão genérica da caneta, feita pelo laboratório EMS, e aprovada na última segunda-feira (17).
A semaglutida é indicada para o tratamento de diabetes tipo 2 e para o controle de peso e obesidade. Aplicada por via subcutânea por meio de caneta aplicadora, a substância ganhou notoriedade no mercado farmacêutico como o princípio ativo dos medicamentos de referência Ozempic e Wegovy, da fabricante Novo Nordisk.
Regras de comercialização e armazenagem
A venda do novo genérico estará sujeita ao controle de receita médica em duas vias, com retenção obrigatoria de uma das vias pela farmácia no momento da compra.
Como prevê a legislação brasileira para genéricos, a embalagem não trará nome comercial, exibindo apenas a denominação da substância ativa, acompanhada da faixa amarela com a letra “G” em destaque. O produto deve ser armazenado sob refrigeração contínua, em temperatura entre 2 °C e 8 °C, inclusive após o início do uso.
A Anvisa deu aval para quatro configurações de embalagem e volume da solução:
- 1,5 ml: Caixa com uma caneta preenchida e seis agulhas, indicada para dosagens iniciais ou ciclos curtos;
- 3 ml (duas canetas de 1,5 ml): Embalagem contendo duas canetas aplicadoras e dez agulhas, voltada para continuidade do tratamento;
- 3 ml (caneta única): Opção com uma única caneta de maior capacidade para quatro aplicações;
- 6 ml (duas canetas de 3 ml): Apresentação de maior volume total, com duas canetas de 3 ml e oito agulhas.
Via EBC