Skip to content

Saúde & Bem-Estar

Aprovada a primeira caneta emagrecedora genérica do Brasil

Redação | Publicado em:

Anvisa aprova a primeira caneta emagrecedora genérica do Brasil
Medicamento vai custar pelo menos 35% mais barato que o original. Foto: Magnific / Imagem ilustrativa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (17), a primeira caneta de semaglutida — a chamada ‘caneta emagrecedora’ — genérica do Brasil. Publicado no Diário Oficial da União, o registro do medicamento autoriza a EMS a comercializar a versão genérica do Ozivy, a primeira caneta sintética comercializada no país.

Com o aval da Anvisa, o produto destinado a tratar a diabetes tipo 2 e o sobrepeso deve ter o custo barateado nas farmácias brasileiras. Isso porque, apesar de se assemelhança de composição e eficácia, a agência determina que os genéricos sejam precificados a pelo menos 35% mais baratos que os medicamentos originais.

Além do Ozivy genérico, a Anvisa aprovou o registro de um medicamento similar barizado de Semaclique, que é produzido pelo laboratório Germed, que possui vínculo com o grupo EMS.

A indicação aprovada pela agência reguladora prevê o uso semanal de canetas associado a dieta equilibrada e atividades físicas. Os medicamentos exigem armazenamento em geladeira (entre 2°C e 8°C) e serão disponibilizados em opções de 1,5 ml e 3 ml, já acompanhados do sistema de aplicações multidose e agulhas.

Comercialização aprovada pela agência:

  • Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL em sistema de aplicação preenchido (multidose e descartável) com 1,5 ml + 1 caneta + 6 agulhas;
  • Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL em sistema de aplicação preenchido (multidose e descartável) com 3 ml + 2 canetas +10 agulhas;
  • Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL em sistema de aplicação preenchido (multidose e descartável) com 1,5 ml + 1 caneta + 4 agulhas;
  • Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL em sistema de aplicação preenchido (multidose e descartável) com 3 ml + 2 canetas + 8 agulhas.

Pelo risco do uso indevido das canetas emagrecedoras, a Anvisa reforça que os medicamentos, mesmo que genéricos, sejam utilizados em tratamento acompanhado por médico e que sejam comercializados por retenção de receita em duas vias.

Via EBC

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Um homem foi preso nesta terça-feira (8) após agredir fisicamente a companheira no interior da residência do casal, no bairro Raul Veiga, em São Gonçalo.
Segurança Pública

Homem é preso após agredir companheira na frente dos filhos em São Gonçalo

Flávio Dino determina que Andrei Rodrigues volte ao comando da PF
Brasil & Mundo

Crise: Dino manda Andrei Rodrigues voltar ao comando da PF

Niterói

Icaraí ganha novo sistema de esgoto e avenida tem trânsito liberado em Niterói

Segurança Pública

Motociclista de aplicativo é agredido por bandido armado durante última viagem em São Gonçalo; vídeo