Skip to content

Brasil & Mundo

Vacinação de crianças e adolescentes será intensificada

Redação | Publicado em:

Divulgação



O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (1) o início da Campanha Nacional de Multivacinação, destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação começa na próxima segunda-feira (6) e vai até 31 de outubro, com o Dia D marcado para 18 de outubro, quando os postos de saúde permanecerão abertos para atender a demanda.

Foram distribuídas mais de 6,8 milhões de doses em todo o país. Durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis, incluindo imunizantes contra poliomielite, covid-19, HPV, sarampo e febre amarela. A prioridade será o resgate de crianças e adolescentes não vacinados, especialmente contra HPV, febre amarela e sarampo.



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada e reforçou a atenção para a imunização contra a covid-19, sobretudo entre idosos. “O Dia D será uma oportunidade estratégica para mobilizar estados e municípios e alcançar localidades com maior concentração de crianças”, afirmou.

A campanha contará com alertas pelo aplicativo Meu SUS Digital, que devem atingir cerca de 40 milhões de usuários. Pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal das crianças pelo aplicativo ou pela versão Web, além de atualizar informações em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Desde abril, a Caderneta Digital de Saúde da Criança registrou 1,8 milhão de acessos.

A vacinação seguirá a estratégia de microplanejamento, que identifica áreas de risco, baixa cobertura e locais estratégicos para aplicação das doses. O Ministério do Saúde disponibilizou R$ 150 milhões para apoiar ações locais.

A campanha também reforçará a imunização contra o sarampo, especialmente para pessoas entre 12 meses e 59 anos, em resposta à escalada de casos na América do Norte. O país mantém alta cobertura vacinal e monitora viajantes e populações próximas a fronteiras, principalmente com a Bolívia, para evitar reintrodução da doença.

O Brasil vem recuperando a cobertura vacinal após seis anos de queda. Entre 2022 e 2024, a vacinação contra pólio cresceu 17%, enquanto a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) avançou quase 40%. A primeira dose da tríplice viral passou de 80,7% para 95,7% no período, e a segunda dose subiu de 57,6% para 80,1%. A imunização contra HPV também registrou avanço expressivo: entre meninas, a cobertura passou de 78,4% em 2022 para 82,8% em 2024; entre meninos, de 45,4% para 67,2%.

O ministério reforça que pais e responsáveis devem levar crianças e adolescentes às salas de vacina portando a caderneta de vacinação, garantindo a atualização correta de todas as doses.

Confira a lista completa de vacinação

  • BCG
  • Hepatite B
  • Penta (DTP/Hib/HB)
  • Poliomielite inativada
  • Rotavírus
  • Pneumocócica 10 valente (conjugada)
  • Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
  • Influenza
  • Covid-19
  • Febre amarela
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • Varicela
  • DTP
  • Hepatite A
  • HPV

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Niterói

Carro fica em cima de outro após grave acidente no Centro de Niterói

Segurança Pública

Homem é preso acusado de abuso contra menina de 11 anos em São Gonçalo

Secretário Pablo Souza da Prefeitura de Salvador
Brasil & Mundo

TRE manda prender secretário acusado de diminuir frota de ônibus em Salvador

São Gonçalo

Acidentes envolvendo motos deixam dois mortos em São Gonçalo