Pode ou não?
Carro andando sem motorista chama atenção na Ponte Rio-Niterói; vídeo
PRF e Detran.RJ se manifestaram sobre o caso
Um vídeo de um carro sem motorista ao volante trafegando pela Ponte Rio-Niterói viralizou nas redes sociais e reacendeu dúvidas se isto é permitido em vias públicas, principalmente em construção sobre o mar.
Na publicação, o motorista do veículo aparece sentado no banco do carona enquanto o piloto automático conduz o carro na Ponte. "Ainda bem que ele sabe o caminho de casa", escreveu o autor do vídeo na publicação.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não existe regulamentação para a circulação de veículos utilizando esse tipo de tecnologia.
Além de questionamentos quanto à legalidade e segurança no trânsito, internautas questionaram também sobre os riscos do piloto automático em regiões sem qualidade de asfalto, como pavimentos com superfícies desniveladas e desgastadas.
"No Rio de Janeiro não tem condições de acontecer isso, cheio de buraco, cada dia uma barricada", comentou um internauta.
Procurado, o Detran.RJ esclarece que a gravação apresenta um carro com piloto automático, o que é legal, "mas dirigir sem uma das mãos no volante ou mesmo sem nenhuma delas é infração média, prevista no artigo 252 inciso V do Código Brasileiro de Trânsito (CTB)".
O piloto automático mantém o carro a uma velocidade constante, sem que o motorista precise pisar o pedal do acelerador. O carro ainda precisa do motorista para ser guiado.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!