Mais uma vez?

Perigo à vista! Vídeo flagra novas irregularidades em praia de Niterói

Condutores de motos aquáticas circulam livremente na praia

Imagem ilustrativa da imagem Perigo à vista! Vídeo flagra novas irregularidades em praia de Niterói
|  Foto: via grupo Enfoco
 

Mais uma vez, o mesmo problema reaparece no Canal de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, em dias ensolarados como este domingo (13). Em vídeo divulgado nas redes sociais, banhistas flagraram nesta tarde ao menos quatro motos aquáticas próximas a diversas famílias, incluindo crianças, alertando para riscos de acidentes devido à aproximação com a faixa de areia.

De acordo com a Marinha, o tráfego de qualquer embarcação movida a motor é proibido quando estão a menos de 200 metros da orla. A única exceção acontece nos casos de embarque e desembarque de passageiros ou material. Neste casos, os condutores precisam manter uma velocidade de aproximadamente 5 km/h. 

A Marinha ainda ressalta que a aproximação deve ser feita de forma perpendicular à orla e apenas em local livre de pessoas. Somente veículos movidos a remo e a vela podem circular a partir de 100 metros da orla. Procurada, a Capitania dos Portos informou que irá enviar uma equipe até o local, mas não detalhou como funciona a fiscalização e periodicidade de ações relacionadas na orla niteroiense.

Uma passagem exclusiva para embarcações já foi sugerida pelos frequentadores da Lagoa de Itaipu, como forma de evitar tragédias com banhistas. No momento, o Canal de Itaipu é a maneira mais prática para esses veículos acessarem o mar. Ainda de acordo com os munícipes, falta sinalização para evitar que aconteça uma tragédia. 

A aparição destes veículos já preocupava banhistas na Praia de Camboinhas, também na Região Oceânica, em janeiro deste ano. 

Punição

De acordo com a Capitania dos Portos, o condutor que não respeitar as regras poderá ser multado, ter o veículo apreendido e até perder a habilitação, dependendo da gravidade da infração.

Para utilizar uma moto aquática, o condutor deve ser maior de 18 anos, precisa ter a carteira de habilitação de motonauta e respeitar o estabelecido pelas Normas da Autoridade Marítima (Normam-03/DPC), como, por exemplo, o uso obrigatório do colete salva-vidas.

< Rede busca no Psol força de oposição de olho nas eleições Idoso morre após afogamento na Praia de Jaconé <