Nostalgia
Quer recuperar suas fotos do Orkut? Vídeo com tutorial viraliza
Rede social foi uma das mais usadas no mundo
Viralizou nos últimos dias na web um vídeo ensinando usuários a resgatar fotos antigas no Orkut, rede social usada no início dos anos 2000 e que fez muito sucesso no mundo todo, mas que já saiu do ar. Com o apelo nostálgico, muitos se perguntam se realmente seria possível recuperar suas imagens da plataforma digital.
O rumor rolou pois internautas afirmam que, para recuperar as imagens do Orkut, basta lembrar o endereço e senha do e-mail cadastrado na rede social, e que isso só seria possível porque a "Big Tech", que era dona do Orkut, ainda teria acesso ao banco de dados. Mas a dúvida que fica é: Será que funciona?
A resposta é não. Assim que foi anunciado o término da rede social, em 2014, o Google divulgou um comunicado informando que os usuários poderiam resgatar todos os dados de suas contas por meio do Google Takeout. Essa ferramenta realiza backups automáticos de diversos aplicativos da empresa, como Gmail, Agenda e Drive, entre outros. Assim, era possível recuperar todas as informações do Orkut, incluindo fotos, scraps e depoimentos.
O comunicado especificava que o backup deveria ser realizado até setembro de 2016. Após essa data, o acesso aos dados seria encerrado permanentemente. Para utilizar o Google Takeout, os usuários precisavam lembrar do e-mail associado à plataforma e fazer o login na ferramenta, que então salvava automaticamente todas as informações. Vale destacar que esse procedimento não está mais disponível e não há outra maneira de recuperar os dados do Orkut.
Então como as pessoas estão acessando o Orkut novamente?
No vídeo que viralizou, para supostamente acessar o Orkut novamente, o usuário tinha que acessar o Gmail e inserir o endereço e senha usado pelo perfil antigo. Se seu e-mail era do Hotmail, por exemplo, use o endereço com "@hotmail.com". Caso tenha esquecido a senha, você pode tentar recuperá-la usando as opções disponíveis no Gmail. Após o login, vá ao Google Fotos para procurar as imagens que você acredita serem do Orkut. No entanto, alguns tutoriais indicam que nem todas as fotos foram armazenadas.
É provável que as imagens recuperadas não sejam do Orkut, mas sim fotos do antigo Picasa que foram transferidas para o Google Fotos. Quando o Picasa foi descontinuado em 2016, todas as fotos e vídeos foram migrados automaticamente para o Google Fotos. Outra possibilidade é que alguns usuários tenham feito o backup através do Google Takeout enquanto a ferramenta ainda estava disponível e simplesmente esqueceram disso.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!