Foi por pouco
Susto! Câmera flagra explosão de cilindro de gás em carro; veja vídeo
Caso aconteceu em Fortaleza, na última quarta-feira
Imagens do circuito de segurança de um posto de combustível localizado na Avenida Radialista João Ramos, entre Fortaleza e Maracanaú, no Ceará, flagraram a explosão de um cilindro de Gás Natural Veicular (GNV). A cena foi registrada na última quarta-feira (16), e nenhuma pessoa ficou ferida.
Testemunhas relataram que a força da explosão arremessou o cilindro para um terreno que fica a pouco mais de 50 metros do posto. Um carro que estava estacionado no local foi atingido pelo objeto.
O circuito de segurança mostra que o dono do carro, um homem com camisa vermelha, está do lado de fora, perto do frentista. É possivel ver que a explosão destruiu a traseira do veículo. Com o susto, o motorista corre, e o frentista ainda desliga o abastecimento de gás.
Alerta
O Sindicato Nacional das Empresas de Inspeções e Vistorias Veiculares (Sinav) alerta para que quem optar pela instalação do GNV siga uma série de recomendações de segurança. É preciso fazer uma inspeção no cilindro anualmente.
Marcos Neves, presidente do Sinav, explica que houve uma "sequência de erros" na explosão do cilindro em Fortaleza.
"Foi uma sequência de erros: o usuário instalou um cilindro irregular, não realizou a inspeção de segurança obrigatória e o posto de combustível não exigiu a apresentação do selo de inspeção expedido por uma das instituições técnicas credenciadas pelo Inmetro", disse em entrevista à TV Globo.
Procura
A alta na gasolina e no álcool tem sido o fator principal para que propiretários de carros de passeio busquem outras alternativas. O GNV tem sido uma delas. No ano passado, um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, a Firjan, mostrou que, somente no primeiro semestre, mais de 70% dos proprietários de carros no Rio de Janeiro opitaram pela instalação de kit-gás.
Pesando no bolso
No início da semana, a Justiça do Rio autorizou o reajuste do GNV em todo o estado. A medida já havia sido barrada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) no início do ano. Em alguns postos, o preço do GNV está na casa dos R$ 5.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!