Meme
'Valão' em São Gonçalo vira 'ponto turístico' e dá o que falar; vídeo
Rio Alcântara corta um dos bairros mais populosos da cidade
O Rio Alcântara, que passa pelo bairro de mesmo nome, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, virou 'ponto turístico' para um criador de conteúdo que decidiu gravar sua rotina 'à beira mar', em um vídeo humorístico que rendeu mais de 81 mil visualizações até esta quarta-feira (9).
As imagens publicadas no último dia 30 mostram Joabe Machado, de 28 anos, passeando na ponte que fica sobre o canal, conhecido pelas cheias durante chuvas fortes, com a legenda: "Eu moro onde vocês passam férias".
A música 'Ela é Carioca', na versão do Quarteto Jobim Morelenbaum, como pano de fundo, deu ainda mais graça à gravação, que arrancou risadas dos seguidores.
"Ah, o Alcântara e suas riquezas e belezas", disse uma mulher. "Se lá fora eles fazem turismo nos rios, porque aqui não podemos, né? Alcântara e suas belas paisagens, deviam dar mais valor ao que temos no Brasil. Amo acordar e ver meus rios, belas paisagens e belíssimas pessoas", escreveu outra usuária. "Achei que estava no Insta, mas pelo visto peguei o 01 e cheguei em Alcântara", brincou um perfil.
Como surgiu a ideia da gravação?
Ao ENFOCO, Joabe disse que a ideia do vídeo surgiu quando ele voltava de um treino com os amigos:
"Estava voltando de um treino com os meus amigos, e eu sempre brinquei com aquela parte ali ser um mar ou praia, e pedi uma amiga pra gravar como se estivesse na orla de uma praia passeando", relembra.
Morador do Alcântara, o editor de vídeos confessa que não esperava a repercussão do caso:
"Não mesmo, postei ele no TikTok há um tempo e foi literalmente 'do nada'. A galera de São Gonçalo se identificou muito. Ali é um ponto que sempre brincamos, quando vamos lanchar, de falar que vamos comer “à beira mar” ou chamar de Veneza. A brincadeira é muito familiar", diz aos risos.
Mas você sabia?
De acordo com o Comitê Baía de Guanabara (CBH), o Rio Alcântara é um importante curso d’água que corta o município de São Gonçalo. Com 25 km de extensão, ele passa por 53 bairros e é um dos principais afluentes do Rio Guaxindiba.
Inserido na sub-bacia Guaxindiba/Alcântara, o rio nasce na Serra Grande, em Niterói, a 150 metros de altitude, pega uma pequena porção de Itaboraí e segue por São Gonçalo em direção à área de mangues da Baía de Guanabara, onde se encontra com o rio Guaxindiba. Seus principais afluentes são os rios Colubandê, Areal e Mutondo.
No entanto, por conta da poluição, em casos de temporais há registros de enchentes no Rio Alcântara. Por conta disso, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realiza com frequência obras de dragagem no curso d’água.
Em novembro de 2023, uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Inea, incluiu o manancial no Programa Limpa Rio, que prevê a limpeza e o desassoreamento de um trecho de 4,8 km do Rio Alcântara.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!