Indenização

‘Valeu, Natalina’: meme viral de Natal se torna caso de Justiça

Família acusa Diogo Defante por 'uso indevido de imagem'

Meme volta a viralizar todo ano, na época do Natal
Meme volta a viralizar todo ano, na época do Natal |  Foto: Reprodução/YouTube

O humorista Diogo Defante está enfrentando um processo movido pela família do garoto que aparece em seu vídeo, que deu origem ao meme de Natal "Valeu, Natalina". As informações foram divulgadas pelo colunista do jornal "O Globo", Ancelmo Gois.

Segundo ele, a família do menino acusa Defante de utilizar o meme com "fins comerciais" e, por isso, estão solicitando que o vídeo em que ele aparece deixe de ser veiculado.

Além disso, os familiares do menino estão pedindo uma indenização por direito de imagem.

"O bordão 'Valeu, Natalina' foi criado pelo jovem, que, sem qualquer sombra de dúvida, impulsionou o réu a atingir altos patamares, tornando o bordão muito conhecido nas redes sociais, entre artistas e personalidades. Sendo assim, é evidente que o réu, aproveitando-se da vulnerabilidade do jovem, passou a auferir grandes lucros", informa um trecho da ação.

O processo, que está em andamento na Justiça do Rio de Janeiro, teve a mãe do jovem solicitando que Defante seja condenado por danos morais e que repasse uma parte dos lucros obtidos com o vídeo. O valor da indenização será calculado após a apresentação dos supostos lucros. A família do jovem reside em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio.

Conforme informado pelo site "UOL", a assessoria de Defante já está ciente da ação movida contra ele. "Os advogados de ambas as partes estão cientes, e o caso está sendo decidido judicialmente", diz a nota.

O meme ganhou popularidade em 2019, durante a gravação do quadro "Repórter Doidão", quando Defante abordou dois garotos que vendiam balas em Madureira, na Zona Norte do Rio. No vídeo, o humorista, usando um gorro do Papai Noel, vira para um dos meninos e pede: 'Manda uma mensagem aí, Natalina'.

O menino responde 'Valeu, Natalina', pensando que Natalina era o nome de uma pessoa, e a resposta faz o humorista cair na risada. Desde então, a frase volta a viralizar a cada Natal, e o vídeo já foi reproduzido mais de 3 milhões de vezes.

< Postos de gasolina são fechados por fraudes em Niterói e SG Fim de ano na chuva? Veja previsão completa até o Réveillon <