Brasil & Mundo

Anvisa autoriza comercialização de autotestes de Covid-19

Imagem ilustrativa da imagem Anvisa autoriza comercialização de autotestes de Covid-19
No entanto, comercialização ainda não será possível imediatamente. Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou, de forma unânime, a comercialização de autotestes para Covid-19 na manhã desta sexta-feira (28). Para poder vender o produto, entretanto, é preciso que as empresas regularizadas procurem a Anvisa e registrem o produto após aprovação em testes.

O pedido foi feito inicialmente pelo Ministério da Saúde, que enviou informações ao órgão sanitário sobre a autotestagem. A Pasta justificou que esta estratégia é complementar ao Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE-Teste) e citou cinco pontos vantajosos que a utilização de autotestes pode trazer.

  • A ampliação de oportunidades de testagem para sintomáticos, assintomáticos e possíveis contatos;
  • A possibilidade de realização de testes antes de se reunir em ambientes fechados com outras pessoas;
  • A não sobrecarga dos serviços de saúde, que já estão muito além do limite de sua capacidade de atendimento;
  • Testar, isolar, e encaminhar os casos positivos para o Sistema de Saúde (ou teleatendimento), para a melhor assistência e a quebra da cadeia de transmissão;
  • Sair do isolamento, após resultado negativo e sem sintomas.

De acordo com a diretora da Anvisa, Cristiane Rose Jourdan, relatora do processo, os exemplos da Alemanha e do Reino Unido, que já permitem a autotestagem desde o primeiro semestre de 2021, são fundamentais para provar a eficácia desse sistema.

A diretora-presidente da Anvisa, Meiruze Sousa Freitas, alertou que não há a necessidade de corrida para adquirir os testes de imediato.

''A aprovação dessa regulamentação não significa que o teste estará disponível hoje ou amanhã em um estabelecimento autorizado. É preciso que uma empresa regularizada venha à Anvisa e registre o seu autoteste. O produto precisará passar por aprovação técnica", disse.

O Brasil não irá distribuir estes testes gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao contrário dos países citados, que distribuem gratuitamente o produto para a realização do diagnóstico.

Meiruze também ressalta que a autotestagem não 'fecha diagnóstico' e que em casos positivos, é necessário procurar um local para confirmar o resultado.

< Primeiro país asiático garante vaga na Copa pelas Eliminatórias; veja todos os classificados Conservação de monumento preocupa em Niterói <