Cidades

Casos confirmados da Covid-19 em Maricá aumentam em 40%

Hospital Municipal Dr Ernesto Che Guevara - Foto : Marcelo Tavares
Hospital Municipal Dr Ernesto Che Guevara - Foto : Marcelo Tavares |  Foto: Hospital Municipal Dr Ernesto Che Guevara - Foto : Marcelo Tavares
Casos confirmados em funcionários da saúde também sofreram aumento. Foto: Marcelo Tavares

Os casos confirmados de Covid-19, no município de Maricá, aumentaram nas últimas semanas, incluindo funcionários de unidades de saúde da cidade como os Hospitais Municipais Che Guevara e Conde Modesto Leal, e Unidades de Saúde da Família (USF).

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a cidade passou de uma taxa de positividade de 1% de casos da Covid-19, até o final de dezembro do ano passado, para 40% atualmente. Entre os profissionais de todas as redes de atendimento da pasta, a taxa está entre 10 e 15%.

Mesmo diante do aumento dos casos, o Poder Executivo garantiu que as Unidades de Saúde da Família, polos de atendimento a casos suspeitos da Covid-19 e Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento seguem funcionando normalmente no município.

A Secretaria Municipal de Saúde recomendou que a população com sintomas como tosse, febre, coriza, dor de cabeça e garganta, procure um dos polos de exclusivos para atendimentos de casos suspeitos da Covid-19 (Centro e Inoã). O funcionamento desses pontos acontecem todos os dias das 8h às 20h. No entanto, as pessoas devem chegar até 19h30, horário que termina o acolhimento.

Segundo a Prefeitura, os polos estão recebendo reforço das equipes e, nos próximos dias, será aberto o de Itaipuaçu, atendendo a demanda local.

Testes rápidos

A reportagem do Enfoco destacou, nesta sexta-feira (14), a falta de testes rápidos em unidades de saúde do município. Moradores que procuraram a Unidade de Saúde da Família (USF) Central não encontraram o mecanismo de testagem contra o coronavírus, apenas o RT-PCR, que seria mais confiável, porém mais demorado.

“Eu comecei a me sentir mal na terça-feira. Estava tossindo muito e com um pouco de febre. Achei que poderia ser só um resfriado, mas não estava melhorando. Vim aqui fazer o teste rápido para identificar se estou, ou não, com o coronavírus, mas chego aqui e não tem. Como pode? Isso não devia acontecer. Eu preciso saber para poder voltar a trabalhar porque as horas perdidas fazem falta lá em casa.”

Cláudia Lemos, doméstica

A Prefeitura informou que as Unidades de Saúde da Família (USF) tiveram um aumento significativo na procura por atendimentos de casos suspeitos, com mais de cinco mil testes rápidos de antígeno realizados nos 13 primeiros dias de janeiro, estão momentaneamente com os estoques esgotados. O Executivo ressaltou que as unidades serão reabastecidas no início da próxima semana, após a entrega de uma nova remessa pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Executivo Municipal, os polos seguem realizando o teste RT-PCR, chamado padrão ouro dos exames para Sars-Cov-2, que são feitos entre o 3º e 7º dia de sintomas. O resultado do teste é enviado pelo celular, por meio do whatsapp.

< Niterói convoca aprovados em concurso da saúde Ex-PM é executado a tiros na Baixada Fluminense <