Cidades

Chuva e alagamentos alertam para riscos em Niterói e São Gonçalo

Publicado às 18h05. Atualizado às 18h26.

Na Alameda São Boaventura, no Fonseca, motorista e pedestres encontraram dificuldades. Imagens do leitor Eduardo Oliveira

A chuva que caiu em Niterói e São Gonçalo no final da tade desta terça-feira (11) foi o suficiente para provocar diversos transtornos nas cidades, com alagamentos em diferentes bairros e trânsito complicado.

Em Niterói, a empresa Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) informou que ruas de Icaraí e Centro tiveram o trânsito comprometido com a chegada da chuva. Na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, e as ruas da Conceição e Dr. Celestino, no Centro, foram as mais afetadas.

Alagamento

Motoristas precisaram de paciência por conta dos bolsões de água registrados nas ruas Marechal Deodoro e Saldanha Marinho, e Avenida Jansem de Melo, no Centro; além de alagamentos na Alameda São Boaventura, no Fonseca; na Rua Presidente Pedreira, no Ingá; e na General Castrioto, no Barreto.

Segundo a Defesa Civil do município, a cidade entrou em estágio de atenção por volta das 17h. De acordo com a autarquia, núcleos de chuva que atuam na Baixada Fluminense se deslocaram em direção a Niterói. Ainda há previsão de chuvas moderadas a fortes para as próximas horas.

São Gonçalo

Moradores relataram pontos de alagamentos nos bairros de Neves e no Centro de São Gonçalo. Ruas como a Oliveira Botelho (vídeo), Dr. Alberto Torres e Avenida Presidente Kennedy foram bastante afetadas.

A RJ-104 também apresentou pontos com bolsões de água, principalmente na altura do bairro Colubandê. Na Amendoeira, a água chegou a entrar dentro de uma residência. Alcântara e Boa Vista também foram pontos que ficaram alagados.

Previsão

O tempo nublado dos últimos dias deverá permanecer, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ao longo da semana em Niterói São Gonçalo e Maricá. Nesta segunda-feira (10), chuvas isoladas foram registradas no decorrer do dia, e para esta terça é bom preparar o guarda-chuva, pois a previsão é de mais chuva.

Segundo o Inmet, as temperaturas devem variar entre 22º e 25º graus nas cidades.

Na quarta-feira (12), o tempo ainda ficará encoberto e com a presença de chuvas isoladas. As temperaturas deverão variar entre 22º e 31º graus.

O tempo chuvoso promete se despedir na sexta-feira (14), com temperaturas variando entre 23º e 32º graus.

Rio

A prefeitura carioca, através do Centro de Operações, informou que a cidade entrou em estágio de atenção devido as fortes chuvas que atingiram o município durante a tarde desta terça-feira (11). Há tendência de chuva forte nas próximas horas na zona norte da cidade.

Segundo o Alerta Rio, no momento, núcleos de chuva atuam na Zona Norte, Centro e no entorno do Maciço da Tijuca, ocasionando chuva forte a muito forte (15min). Para as próximas horas, há previsão de chuva forte a muito forte na cidade.

A cidade estava em estágio de mobilização desde às 16h desta terça-feira (11). O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

Alerta

A Defesa Civil do Rio acionou 17 sirenes em 11 comunidades na tarde desta terça-feira (11) por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade. As sirenes foram tocadas nas comunidades Cachoeirinha, Cachoeira Grande, Cotia, Dona Francisca, Nossa Senhora da Guia, Alemão, Engenho da Rainha, Joaquim de Queiroz, Santa Terezinha, Rua Mira e Vila Cruzeiro.

Nessas comunidades, a quantidade de chuva ultrapassou o limite de 40 milímetros em uma hora, determinado pelo protocolo de acionamento das sirenes. O maior acumulado foi no Complexo do Alemão, com 64 milímetros.

Ao todo, 20 solicitações foram recebidas pela Defesa Civil desses locais. As equipes técnicas e de engenharia estão em contato com as localidades para verificar quais ocorrências poderão ser classificadas como emergenciais.

Desde a última quinta-feira (06/01) a Defesa Civil recebeu 341 chamados da população por causa das chuvas intensas que atingem a cidade com pedidos de vistoria por ameaça de desabamento, rachaduras e infiltrações em imóveis ou em casos de deslizamentos de terra.

Desses, 49 chamados foram classificados como emergenciais, resultando na interdição de 70 imóveis que apresentavam algum tipo de risco para os seus moradores, que foram para a casa de parentes ou amigos ou foram encaminhados para atendimento da Assistência Social.

Bairros com maior número de solicitações: Tijuca - 15, Campo Grande - 14, Vila Isabel - 12, Bangu - 11, Andaraí - 10.

As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas realizando as vistorias e atendendo os chamados da população. Em caso de emergências, o órgão pode ser acionado por meio do telefone 199.

< Caiu na rede é peixe? Tubarão-martelo assusta em orla de Maricá Jacaré visita condomínio na Zona Oeste do Rio de Janeiro <