Cidades

Covid: Metade dos testes feitos em Niterói nesta segunda deram positivo

Fila para teste de Covid na UFF no Gragoatá - Alex Ramos- Enfoco
Fila para teste de Covid na UFF no Gragoatá - Alex Ramos- Enfoco |  Foto: Fila para teste de Covid na UFF no Gragoatá - Alex Ramos- Enfoco
Prefeitura esclarece que apesar do alto número de testes positivos, taxa de internação permanece controlada. Foto: Alex Ramos

Metade dos testes rápidos feitos nesta segunda-feira (10) no município acusaram positivo para a Covid-19. A informação é da prefeitura, que esclareceu ainda que, ao todo, foram 1270 testes realizados apenas no sistema drive-thru no Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF) e nas unidades municipais de saúde. Os números de internações, contudo, seguem controlados. No período do dia 24 até o dia 31 de dezembro do ano passado, três pacientes deram entrada na rede municipal de saúde. No momento, o município tem oito pacientes internados, um em estado grave.

Por conta do aumento no número de casos na cidade, a prefeitura irá ampliar os guichês de atendimento para testagem. É preciso agendar o dia para o teste através da plataforma Dados do Bem. O aplicativo pode ser baixado no celular. O atendimento é feito para quem apresentar sintomas gripais (1º ao 8º dia) ou que teve contato com casos confirmados.

Testagem

A testagem no drive-thru da UFF é uma parceira da universidade com a Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde). A prefeitura também está atendendo em Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família. A testagem acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (aberto ao público até às 16h) e sábado, das 8h às 12h (aberto ao público até às 11h). Além dos motoristas, pedestres também são atendidos. O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, agradeceu o empenho das equipes que estão trabalhando no local.

"Neste primeiro dia, as equipes iniciaram o trabalho às 8h e, para atender a população da melhor forma possível, seguiram fazendo a testagem até depois das 20h. Deixo meu agradecimento a estes profissionais, que mesmo após quase dois anos de pandemia, continuam atuando incansavelmente para cuidar dos niteroienses. Assim como aconteceu em outros municípios, tivemos uma procura muito grande pela testagem. Por isso, para amanhã, vamos ampliar nossa capacidade de atendimento"

Para evitar aglomerações e exposição ao vírus, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população baixe o aplicativo Dados do Bem em seu celular e realize o agendamento da testagem seguindo as orientações do próprio aplicativo. O agendamento já está disponível na plataforma.  

A orientação é que os casos sintomáticos realizem o teste a partir do primeiro dia dos sintomas. Pessoas assintomáticas que tiveram contato com caso confirmado de Covid-19, devem realizar a coleta entre o 5º e 7º dia após a data do último contato.

Serviço

Além do drive-thru, o município oferta testes rápidos de antígeno para Covid-19 nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família. Já o teste swab para RT PCR é realizado nas 8 Policlínicas Regionais e na Unidade Básica Centro. A partir da próxima semana os testes serão feitos de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até às 16h. As unidades de urgência e emergência testam somente os pacientes com indicação de internação e gestantes com sintomas respiratórios.

< Malvino Salvador visita Niterói e fala sobre BBB, estética e retorno à TV Onda de calor deve atingir o Rio Grande do Sul nesta semana <