Cidades
Flagrante: cães são abandonados em via pública no Rio
Publicada às 12h10/Atualizada às 13h42
Um vídeo publicado nesta quarta-feira (26) registrou o abandono de dois cães em plena via pública no bairro do Rio Comprido, na Zona Norte do Rio. No flagrante, é possível perceber que os animais vieram em um carro e ao serem deixados correm e latem atrás do veículo, que não volta para buscá-los.
Duas mulheres param o veículo e retiram as coleiras dos animais. Em seguida, os cães são soltos, mas ainda continuam próximo do carro. Elas entram no automóvel e seguem, enquanto os animais correm atrás do veículo.
Publicada nas redes sociais, com mais de 17 mil visualizações, o vídeo gerou revolta entre os internautas.
“É de doer o coração, como quem alguém tem coragem de fazer essas coisas”, relatou um dos comentários.
Maus-tratos
De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. A prática gera pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.
Dentre as condutas que podem se configurar como crimes estão: abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.
Segundo a Secretaria Municipal de Proteção Dos Animais do Rio, só no ano passado foram recebidas 5.835 denúncias de maus tratos a animais. Enquanto em 2022, até o momento, foram feitos 438 registros do gênero. As denúncias podem ser realizadas através do número 1746 e a pasta informou que é gerado um protocolo, e é importante para ter o embasamento criminal do fato para uma possível prisão é multa, conforme a lei.
Procurada, a Polícia Civil do Rio informou que, de acordo com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), o caso foi registrado como maus-tratos a animais. Diligências estão em andamento em busca de informações e imagens de câmeras de segurança que ajudem na identificação da autoria do crime.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!