Cidades

Governo inaugura novo ponto de testagem contra Covid em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Governo inaugura novo ponto de testagem contra Covid em São Gonçalo
Tenda na UPA do Colubandê, em São Gonçalo, foi inaugurada. Foto: Cristiano Cardoso / Governo do Estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inaugurou, neste sábado (15), seu décimo centro de testagem para Covid-19. A unidade funciona em uma estrutura anexa à UPA Colubandê, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e tem capacidade para realizar 500 testes por dia. No primeiro dia de testagem, a taxa de positividade dos testes realizados foi de 32,26%.

"Observamos um aumento no número de casos de Covid-19 no final de dezembro e início de janeiro. Imediatamente começamos a traçar estratégias para apoiar os municípios na detecção da doença. Solicitamos ao Ministério da Saúde mais testes de antígeno e fizemos uma distribuição rápida e equânime. Além disso, abrimos os polos de testagem para aumentar a capilaridade dos municípios no atendimento à população."

Alexandre Chieppe, secretário de Estado de Saúde.

A unidade faz parte de uma estratégia do Governo do Estado para apoiar os municípios na testagem para Covid-19 em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado. Segundo o Governo, a partir de segunda-feira (17), a SES passa a oferecer 5.800 testes por dia. De 07 a 14 de janeiro, foram realizados 13.490 exames nos nove centros de testagem do estado para detecção da doença. Desse total, 4.830 tiveram resultado positivo, o que representa uma taxa de positividade de 35,8%.

Os centros já inaugurados ficam no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Iguaçu, que funciona das 8h às 18h e tem capacidade para realização de 800 testes por dia; no Iaserj do Maracanã, que realiza 200 testes diariamente, e no Estádio de Atletismo Célio de Barros, também no Maracanã, com capacidade para 1.300 testes por dia, ambos funcionando das 8h às 17h; e junto às Unidades de Pronto Atendimento de Bangu, Campo Grande II e Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na Zona Norte, e do Colubandê, em São Gonçalo, todos eles funcionando das 8h às 18h com capacidade de realizar 500 testes por dia cada. O atendimento nesses locais é realizado exclusivamente por agendamento online.

De acordo com o Governo, a testagem nos polos, com testes rápidos de antígeno, é direcionada a pessoas com sintomas leves e que tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo entre quatro a cinco dias. Pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 e dificuldades respiratórias, devem procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar, onde realizarão o teste e passarão por atendimento médico para avaliação do quadro de saúde. As 28 UPAs do estado também estão realizando atendimento e testes para casos moderados e graves da doença.

Para quem positiva para a doença, não é necessário refazer o exame ao fim do isolamento de sete dias. O agendamento prévio permite a melhor organização e cumprimento de todos os protocolos sanitários de distanciamento e etapas de cadastramento, além das orientações necessárias a quem testa positivo.

Trindade

Os gonçalenses contaram com mais um ponto de testagem de Covid-19 no ginásio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Trindade, também neste sábado (15). Foram realizados 1.078 exames no ginásio da Universo. Destes, 476 positivaram, o equivalente a 44,15%.

Neste momento de aumento na demanda da procura por testes, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo pede para que só os gonçalenses que tenham sintomas (coriza, tosse, dor na garganta, cabeça e corpo) sigam até os pontos de testagem da cidade.

Pontos de testagem segunda-feira (17):

  • Tenda na Praça do Zé Garoto, das 8h às 17h;
  • PAM Alcântara: das 8h às 17h
  • Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho: das 8h às 17h;
  • Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina: das 8h às 12h, com distribuição de senhas;
  • Clínica da Criança (0 a 12 anos): das 8h às 17h, com distribuição de senhas;
  • Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha: das 8h às 17h, com distribuição de 500 senhas;
  • PAM Coelho: das 8h às 17h;
  • UMPA de Nova Cidade: das 8h às 17h;
  • Ginásio da Universo: das 8h às 17h
  • Clínica Gonçalense do Mutondo: das 8h às 17h, apenas para gestantes
< Morto a facadas em condomínio no Centro de Niterói Homem é preso após sequestrar taxistas no Rio <